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Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 5

Publicado por Macro Makers em 2020-10-01 às 10:00

Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 5

Sabia que apenas uma hashtag pode contribuir para aumentar o engagement do seu post no Instagram em 12,6%?

9. Utilizar hashtags de forma correta

No Instagram, as hashtags são uma ferramenta integral para colocar o nosso conteúdo perante os olhos com maior probabilidade de envolvimento. Os hashtags podem ajudar a criar um círculo virtuoso de forma a que, quando o post receber mais atenção, o algoritmo permitirá que ainda mais olhos o vejam.

Por outro lado, utilizar hashtags enganosas ou abusar das mesmas, é uma das maneiras mais fáceis de se ser penalizado pelo algoritmo do Instagram. A chave aqui é ser honesto. Devemos utilizar as hashtags que são mesmo relevantes para a nossa marca, setor e público.

Uma das melhores maneiras de obter inspiração de hashtags valiosas é observando o que as marcas de sucesso do nosso setor estão a fazer. Importa verificar que se o nosso público-alvo já usa uma determinada hashtag, então outras pessoas como eles provavelmente também a usam. Encontrar essas comunidades existentes no Instagram é uma ótima maneira de expandir o nosso público e alcançar as pessoas que provavelmente estarão interessadas no nosso negócio.

Fique atento(a) aos seus principais seguidores e veja quais hashtags eles estão a usar. A ferramenta de pesquisa do Instagram pode fornecer algumas informações adicionais sobre quais hashtags interessam às pessoas segue. Quando faz uma pesquisa de hashtag no Instagram, a ferramenta de pesquisa mostra se alguém que você segue também segue essa hashtag. (apenas funciona em dispositivos móveis, não em computadores.)

Se utilizarmos hashtags muito genéricas como #natal ou #fashion, o nosso post enfrentará potencialmente a concorrência de milhões de outras pessoas. Em vez disso, devemos usar uma mistura de tendências e hashtags específicas do nosso setor para encontrar a melhor hashtag para nos conectarmos com os nossos seguidores-alvo. Para obter os melhores resultados, devemos pesquisar cada hashtag e certificarmo-nos de que as hashtags escolhidas sejam realmente o que parecem.

Algumas marcas acabaram em situações embaraçosas quando inocentemente usaram hashtags que na verdade pertenciam a algumas das comunidades mais estranhas de utilizadores do Instagram.

Devemos observar o tipo de conteúdo e o número de likes nos posts de melhor desempenho - se o nosso conteúdo estiver bem associado a uma(s) determinada(s) hashtag(s), significa que temos uma hashtag vencedora.

O número de hashtags que colocamos também é importante. Embora o Instagram permita até 30 hashtags, uma quantidade massiva delas abaixo da nossa legenda corre o risco de parecer não direcionada e profissional. É por isso que 91% dos posts das principais marcas usam sete ou menos hashtags para obter muitos likes. Para ajudar a decidir qual é o número certo de hashtags para a nossa marca, devemos identificar quantas hashtags os nossos concorrentes e influenciadores do setor normalmente usam e, em seguida, experimentar diferentes volumes de hashtags até encontrar o ponto ideal.

Importa lembrar também que o algoritmo do Instagram penaliza o comportamento spam, portanto, é essencial variar o número e o tipo de hashtags que usamos para reduzir as hipóteses de isso acontecer.

Além de utilizar hashtags nos posts, podemos e devemos fazê-lo também no Instagram Stories.

10. Criar uma hashtag de marca

Uma hashtag de marca costuma ser uma parte fundamental de uma estratégia de marketing bem-sucedida no Instagram.

O melhor ponto de partida é uma hashtag geral de marca. Deve ser curto, fácil de lembrar e incluir o nome da nossa marca de alguma forma - exemplo: Nespresso, #nespressomoments.

Os benefícios de uma hashtag de marca são tornar o nosso conteúdo mais detetável, direcionar o tráfego para o nosso perfil e criar uma comunidade mais forte em torno da nossa marca. Essa hashtag deve ser colocada na nossa bio, para que fique facilmente visível para qualquer pessoa que visite seu perfil. E podemos utilizar mais do que uma hashtag.

Podemos criar hashtags para uma campanha ou evento específico, divulgar os defensores da marca ou incentivar o conteúdo gerado pelo utilizador - exemplo: Visita Portugal, #tupodes.

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Fontes:

cafedas10.pt