Café das 10

Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 4

Publicado por Macro Makers em 2020-09-24 às 10:00

Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 4

Aposta na consistência visual do feed, recompensar o público que promove a nossa marca e a promoção cruzada do conteúdo para aumentar o alcance do Instagram.

6. Ter um feed do Instagram visualmente consistente

O Instagram é uma plataforma orientada para o visual que recompensa o conteúdo esteticamente agradável. Hoje em dia, os utilizadores gravitam em direção à expressão autêntica e a perspetivas diversas. Porém, mais importante do que seguir qualquer estilo de edição específico é ter um feed visualmente consistente.

De acordo com um relatório sobre redes sociais da WebDam, 60% das marcas de melhor desempenho no Instagram têm uma aparência consistente cada vez que publicam.

O visual do nosso feed deve combinar com a identidade da nossa marca e apelar ao público que estamos a tentar atrair.

7. Recompensar o público que promove a nossa marca

O termo é um pouco amplo, mas o que queremos dizer quando falamos sobre "conteúdo gerado pelo utilizador" é o seguinte: cidadãos normais que não são pagos pela nossa marca e publicam sobre ela no Instagram por puro entusiasmo. Isso tem benefícios demonstráveis quando se trata do algoritmo.

Não é por acaso que quanto mais o nosso público interage com a nossa conta, identificando a nossa conta, comentando as nossas publicações, enviando DM’s (mensagens diretas), etc., mais o algoritmo notará que estamos a construir relações próximas com o nosso público e mais posts nossos serão exibidos.

A ideia aqui é construir o tipo de lealdade e entusiasmo que inspira as pessoas a defender e a promover a nossa marca. Se a nossa marca tem um produto B2C incrível, o produto pode fazer o trabalho por nós. Caso contrário, talvez precisemos encontrar formas de inspirar as pessoas indiretamente, ou podemos sempre recorrer ao recrutamento de embaixadores.

Existem várias formas de recompensar os fãs entusiasmados: em muitos casos, apenas republicando com moderação o conteúdo deles para os nossos seguidores (também conhecido como regram irá conquistar corações e mentes. Já para não falar de aumentar o seu calendário de conteúdo.

Também podemos realizar um concurso de Instagram (Instagram Contest - tema a abordar numa futura publicação) com prémios relevantes para o nosso público, fomentando também assim a promoção da marca.

Regram: significa aproveitar uma foto duma conta de outro utilizador de Instagram e publicá-la na sua própria conta, com o consentimento do autor original e com a atribuição dos créditos ao mesmo.

8. Promoção cruzada do conteúdo

À medida que o Instagram cresceu, também cresceu o número de canais com os quais podemos partilhar conteúdos: feed, stories e mais recentemente, IGTV. E, graças a esses diferentes canais de publicação, podemos aproveitá-los e utilizá-los estrategicamente para direcionar diferentes públicos para o nosso conteúdo mais recente.

Isso pode ser tão simples quanto partilhar um preview atrativo de um vídeo IGTV no nosso feed ou até mesmo criar uma story a partir dum post do feed com um gif "toque aqui", de forma a que quem aceda em primeiro lugar a essa story, possa ver esse mesmo post.

Publicações anteriores relacionadas:

Fontes:

cafedas10.pt