Café das 10

Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 3

Publicado por Macro Makers em 2020-09-16 às 10:00

Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 3

Reutilizar conteúdo de alto desempenho e criar ligações como contadores de histórias podem ser formas de aumentar o alcance das nossas contas de Instagram.

4. Remixar, reutilizar e publicar novamente o nosso conteúdo de alto desempenho

Depois de ter um calendário de conteúdo bem elaborado e de muitas evidências analíticas detalhando exatamente o que nosso público deseja, nem sempre é uma tarefa simples fornecer ou criar conteúdo suficiente para manter a máquina bem oleada.

Fazer upgrade e remixar o nosso melhor conteúdo testado e comprovado tem dois benefícios: já sabemos que o algoritmo gosta dele e economizamos tempo.

Aqui estão algumas ideias bastante simples para maximizar os nossos recursos visuais:

  • transformar um vídeo em gifs ou fotos;
  • transformar uma série de fotos num vídeo de apresentação de slides ou carrossel;
  • utilizar várias imagens da mesma sessão de fotos para diferentes fins;
  • uma #throwbackthursday nunca fez mal a ninguém;
  • redefinir imagens e apresentá-las como stories.

A chave aqui é ser o mais criativo possível.

5. Contar histórias ao invés de propagandear

O Instagram está repleto de mensagens de marca medíocres que esquecem que a rede social é considerada uma "plataforma de inspiração visual". Devemos fazer por cativar o público através de imagens, vídeo e texto, e não simplesmente passar-lhe mensagens publicitárias.

Para aumentar as taxas de engagement, devemos ser contadores de histórias, oferecendo "micro-histórias" através das legendas, vídeos, stories e perfil. As pessoas hoje anseiam por uma relação e contar histórias é uma maneira de criar essa experiência. Quando as pessoas sentem uma relação emocional com o seu conteúdo, é muito mais provável que elas aceitem e compartilhem com os seus colegas e amigos.

Para nos inspirarmos e impulsionar a nossa criatividade, existem inúmeras marcas contadoras de histórias inovadoras do Instagram que podemos seguir como: Airbnb, Red Bull, Lego, Patagonia e Nike.

Uma forma de inserir elementos de narrativa na nossa estratégia de Instagram é partilhar os conteúdos gerados pelos utilizadores que identificam a nossa marca. Outra forma é contar uma história com as legendas.

Legendas mais longas com elementos de narrativa e autenticidade são particularmente poderosas porque permitem às marcas parecerem mais humanas e construírem ligações mais profundas com o seu público-alvo. Legendas longas tornaram-se uma tendência recentemente, adotadas pela primeira vez por influenciadores que utilizam legendas no Instagram, como se fossem microblogs.

De acordo com a influenciadora do Instagram Christina Galbato, que já trabalhou com marcas como Revolve, Four Seasons e Olay, "legendas de microblogs são ótimas porque são muito envolventes, ajudam no algoritmo e incentivam às partilhas e ao clique no Save".

Publicações anteriores relacionadas:

Fontes:

cafedas10.pt