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Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 2

Publicado por Macro Makers em 2020-09-08 às 10:00

Dicas Para Aumentar o Alcance do Instagram - Parte 2

Se queremos aumentar o alcance das nossas contas de Instagram, não podemos esquecer que o algoritmo vê o que nós fazemos enquanto utilizadores do Instagram e o mesmo acontece com todos os nossos verdadeiros seguidores.

2. Construir relacionamentos de qualidade à moda antiga

É provavelmente seguro supor que o algoritmo do Instagram deseja ver relacionamentos genuínos.

Se o algoritmo dá relevância a conteúdos associados a gestos afetivos ou à ligação humana, as marcas terão de saber se adaptar a essa realidade.

O que é que significa "à moda antiga"?

Abaixo seguem-se algumas práticas recomendadas:

  • Fazer perguntas mas apenas se realmente nos preocupamos com as respostas, sem enveredar pelos engagement baits (abordado na publicação de 16 de julho);
  • Recorrer às DMs (mensagens diretas): o algoritmo atribui-lhes relevância enquanto forma de avaliar o nosso relacionamento com outras contas; embora não tolere o recurso a mensagens abusivas;
  • Responder rapidamente aos comentários: embora não hajam provas de que o algoritmo dê importância à rapidez com que respondemos aos comentários. Independentemente disso, com este comportamento podemos impressionar não só apenas uma pessoa, mas potencialmente todos que virem esses comentários;
  • Fazer like e comentar os posts de outras contas: apenas não devemos utilizar estes recursos para transmitir o nosso próprio conteúdo, especialmente quando temos como objetivo, obter mais seguidores;
  • Não comprar likes, não comprar seguidores e não tentar o esquema de engajement pod.

Engagement Pod: termo sem tradução para português associado a um grupo (ou “pod”) de utilizadores do Instagram que se unem para ajudar a aumentar o engagement no conteúdo de uns e dos outros. Isso pode ser feito por meio de likes, comentários ou seguidores.

3. Estarmos atentos às nossas estatísticas

Olhar para os Analytics do Instagram é, sem dúvida, uma das melhores formas de obtermos insights (perceção), não apenas sobre como o nosso público se sente, mas como o algoritmo vê a nossa marca.

  • Quais posts impressionam mais o nosso público?
  • Ele gosta mais de vídeos ou fotos?
  • Quanto do nosso tráfego vem de hashtags?
  • Quais os estilos visuais que agradam mais ao nosso público?
  • Podemos dar ao nosso público mais do mesmo ou variações de um tema?

Os Analytics dirão aquilo que fizemos bem, mas cabe a nós descobrir como atingir esse sucesso.

Se temos uma conta empresarial no Instagram, convém conferir as análises nativas do Instagram. É também assim que descobrimos quando o nosso público está online, bem como acedemos a dados demográficos gerais e localizações geográficas, que nos são úteis no sentido de traçar o perfil desse nosso público.

Assumir a nossa estratégia no Instagram com uma melhor compreensão do que está funcionar bem (e o que não está) irá ajudar-nos a criar um plano de marketing bem ajustado, economizando tempo e esforço no longo prazo.

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Fontes:

cafedas10.pt