2020-10-22
Dicas sobre a estratégia a adotar nos Instagram Contests
1. Estabelecer metas claras
Saber o que nós pretendemos obter com o concurso é o primeiro passo:
A resposta a estas perguntas ajudará a determinar que tipo de concurso do Instagram realizar e permitirá que possamos avaliar os resultados.
Como os objetivos de qualquer estratégia de marketing, os objetivos do nosso concurso no Instagram devem ser S.M.A.R.T.: Específicos (S - Specific), Mensuráveis (M - Measurable), Alcançáveis (A - achievable), Relevantes (R - Relevant) e Oportunos (T - Time-Oriented).
2. Planear os detalhes
Depois de ter objetivos claros e mensuráveis, podemos criar um plano para alcançá-los.
Aqui estão algumas questões-chave a serem consideradas:
3. Facilitar a participação das pessoas
Não nos podemos esquecer de que o Instagram é sobretudo uma rede social mobile em que as pessoas interagem através do toque nos ecrãs dos telemóveis, ao invés de digitar nos teclados dos computadores.
Assim sendo, o processo de participação no concurso precisa de ser simples e de forma a minimizar o número de toques ao estritamente necessário, de forma a maximizar o número de participações.
4. Escolher um prémio apropriado
O prémio deve ser valioso o suficiente para motivar as pessoas a participar no concurso, mas não tão valioso a ponto de estimular participações de pessoas que não têm interesse real na marca.
Uma amostra de produto ou uma versão trial de um serviço pode ser uma boa oferta do Instagram que interessa especificamente às pessoas que possam estar interessadas em adquirir produtos da nossa marca.
5. Promoção cruzada noutros canais
Importa dar a conhecer o concurso a potenciais fãs, mesmo que eles ainda não nos sigam no Instagram, de forma a alcançar o maior público possível e maximizar o número de participações.
Essa também é uma ótima forma de garantir que as pessoas que já nos seguem noutras redes sociais saibam sobre a nossa conta do Instagram e incentiva-os a seguir-nos lá.
Ao mencionar o concurso noutros canais, convém fornecer um link para facilitar o acesso às pessoas.
6. Alcançar mais potenciais participantes com anúncios do Instagram Ads
Anúncios do Instagram Ads são uma boa forma de alcançar mais potenciais participantes.
7. Medir os resultados
É fundamental determinar quais as principais métricas e com que frequência as acompanharemos.
Deveremos considerar, por exemplo, os seguintes indicadores: número de participantes e comentários, níveis de engagement, contagem de seguidores, tráfego do website ou landing page, conversões em trials ou compras de produtos, sentimento positivo e negativo.
Por exemplo, se o concurso for anual, não nos podemos esquecer de efetuar uma comparação de um ano para o outro.
Podemos também analisar os tipos de comentários e perguntas que obtivemos. Por exemplo, as pessoas perceberam bem como se procedia para participar? Aprendemos alguma coisa sobre os nossos clientes potenciais?
Este tipo de informação pode lhe útil no sentido de efetuar melhorias num futuro concurso.
8. Utilizar públicos-alvo personalizados para acompanhar após o concurso
Provavelmente teremos mais interações na nossa conta do Instagram do que o normal, durante o tempo em que estivermos a realizar um concurso.
Podemos usar todas essas interações extra para segmentar o público para anúncios do Instagram Ads assim que o concurso terminar, para garantir que permanecemos visíveis para as pessoas que podem ter gostado ou comentado nalgum post no concurso, mas que não seguem a nossa conta de marca.
Dicas relativamente aos regulamentos dos Instagram Contest
1. Cumprir as regras
As leis e regulamentos que regem concursos e brindes podem ser complexos - especialmente numa plataforma onde o seu concurso pode ser visto por pessoas de todo o mundo.
Importa certificarmo-nos de que compreendemos as leis e regulamentos na nossa zona geográfica. Se planeamos permitir inscrições de pessoas especialmente de fora do país, podemos estar a entrar num território jurídico complicado e pode ser fundamental pedir orientação jurídica para a redação das regras do concurso.
2. Criar um conjunto claro de regras oficiais e torná-las fáceis de encontrar
Por exemplo, publicar as regras do concurso no nosso website e incluir um link na bio na nossa conta, durante o período do concurso.
É importante que as regras do concurso incluam uma declaração que isenta o Instagram de qualquer responsabilidade pelo concurso.
3. Não incentivar o tagging inadequado
Por exemplo, não podemos pedir a alguém para “tagar” a nossa marca numa foto que não inclua os nossos produtos ou serviços. É preferível pedir aos participantes para usarem uma hashtag de marca. Também não podemos pedir para “tagar” um amigo numa foto, a menos que o amigo realmente apareça nessa foto. “Tagar” amigos nos comentários está correto.
4. Não solicitar o suporte do Instagram
O Instagram é bem claro nisso: se escolhermos utilizar a plataforma para um concurso, precisamos descobrir como resolver as coisas sozinhos. Eles referem especificamente que não nos ajudarão na administração da nossa promoção e que o faremos por nossa própria conta e risco.
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Fontes:
- Hootsuite - https://blog.hootsuite.com
- Falcon.io - https://www.falcon.io
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