2020-10-19
Apesar disso, eles são regularmente esquecidos pelas marcas, com apenas 2% das contas a organizarem concursos, das quais apenas 0,6% dos posts é que são de concursos. Isso significa que há um recurso enorme e relativamente inexplorado para os profissionais de marketing capitalizarem.
A realização de um concurso do Instagram requer planeamento, desde criar parcerias com outras marcas para aumentar o alcance e identificação das regras e objetivos do concurso, até à criação do post do concurso que irá atrair as atenções.
Quando o concurso estiver pronto para implementar, importa criar estratégias para a promoção do mesmo com anúncios do Instagram Ads, campanhas de e-mail marketing, banners de websites, entre outros.
Fique a conhecer as tipologias de concursos de Instagram que existem:
1. Pôr like e/ou comentar para ganhar
Exemplo: a marca italiana de lingerie Cosabella realiza um concurso semanal, pedindo às pessoas que coloquem like na foto, sigam a sua conta, além de comentar algo relacionado com a foto.
2. Legendar a foto
Exemplo: a equipa de hóquei Sudbury Wolves OHL usou essa estratégia para deixar os fãs entusiasmados com o seu primeiro jogo da temporada, oferecendo a hipótese de ganhar dois bilhetes para o jogo de abertura, à pessoa que comentou com a melhor legenda uma foto.
3. “Tagar” um amigo
Exemplo: Universidade St. Francis Xavier pediu aos alunos que identificassem três amigos para uma chance de ganhar um depósito de 200 dólares relativo ao anel de formatura X-Ring daquela instituição. Com quase 350 participantes a “tagar” três amigos cada, a conta da loja X-Ring foi promovida para pelo menos 1000 alunos - um resultado impressionante para uma conta especializada que tinha menos de 1000 seguidores.
4. Trivia ou concurso baseado em habilidades
Exemplo: uma agência de viagens pode fazer perguntas sobre um destino para onde vende pacotes, em vez de fazer perguntas sobre os próprios pacotes.
Exemplo: BeatJunkies.TV publica desafios regulares na sua conta do Instagram, incentivando os seguidores a mostrar as suas habilidades como DJ’s para obterem a chance de ganhar um mês de assinatura do seu serviço. Em vez de simplesmente escolher um vencedor aleatoriamente, eles escolhem o seguidor que mostrou a melhor habilidade. Quando anunciam o vencedor, dizem o que o fez destacar-se na inscrição.
5. Concurso de conteúdo gerado pelo utilizador
Este concurso consiste em uma marca pedir aos utilizadores que se mostrem usando os seus produtos, partilhando uma história de como o seu produto ou serviço melhorou a sua vida, ou simplesmente publiquem fotos relacionadas com o seu produto ou serviço – exemplos: fotos de uma corrida para uma empresa de ténis de corrida ou fotos de viagens para uma agência de viagens.
6. Concurso Instagram Stories
Exemplo: podemos realizar um concurso de Instagram Stories de 24 horas , em que utilizamos a ferramenta de perguntas para coletar boas respostas. Ffoi o que fez a Opel ao utilizar os stories para questionar os utilizadores sobre qual modelo ADAM da Opel se encaixa melhor na sua personalidade. Em apenas duas semanas, receberam mais de 1800 respostas.
7. Concurso de caça ao tesouro
Uma caça ao tesouro pode ser uma maneira divertida de envolver a comunidade do Instagram com a nossa marca. Podemos utilizar o nosso feed para fornecer pistas que as pessoas precisam seguir para encontrar um prémio ou dar às pessoas uma lista de tarefas fotográficas para completar e publicar no seu próprio feed do Instagram ou através dos Instagram Stories ou de mensagem direta (DM).
Exemplo: a escola de programação DevMountain Dallas pediu aos seguidores para publicarem print screens do Google Street View de objetos escondidos no seu campus.
VOLTARFontes:
- Hootsuite - https://blog.hootsuite.com
- Falcon.io - https://www.falcon.io
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