Café das 10

Principais Tendências do Marketing Digital para 2021 - Parte 4

Publicado por Macro Makers em 2021-02-11 às 10:00

Principais Tendências do Marketing Digital para 2021 - Parte 4

Quarta e última parte do artigo que aborda as tendências do marketing digital para 2021.

Utilização do User Generated Content (UGC) nas estratégias de marketing digital

User generated content (UGC) significa conteúdo gerado pelos utilizadores.

Neste caso, são as publicações dos utilizadores que podem ser aproveitadas nas estratégias de marketing digital das marcas.

Embora esta tendência já venha a ser utilizada há algum tempo, prevê-se que o UGC em 2021 possa intensificar-se, dado que as marcas estão a perceber o poder de influência de utilizadores comuns, cujas boas experiências com a marca, funcionam como prova social para outros consumidores.

Na verdade, as pessoas confiam mais em pessoas comuns como elas, do que na publicidade das marcas e mesmo do que nos grandes influenciadores da atualidade.

Essas pessoas comuns podem ser vistos como nanoinfluenciadores — com pequeno alcance, mas com alto poder de influência por serem autênticos, próximos e confiáveis.

Durante a pandemia, quando as pessoas estavam com saudades de conexões humanas, algumas marcas souberam estimular o UGC e envolver os consumidores.

O polo de turismo do município de South Bend, nos Estados Unidos, por exemplo, promoveu um concurso para estimular a utilização de máscaras em locais públicos.

Os premiados ganhavam passes para restaurantes, espetáculos no município.

Aumento na criação de conteúdos interativos

Porque é que o conteúdo interativo que já não é considerado uma novidade, volta a ser uma tendência de Marketing Digital para 2021?

Essencialmente porque temos passado por uma fase prolongada de distanciamento social, que nos impediu de estar perto das pessoas presencialmente e levou as interações para os ecrãs.

Por isso, as marcas passaram a investir mais na interatividade para criar um envolvimento humano.

Mas a interatividade também é uma tendência porque as marcas precisam, cada vez mais, criar conteúdos que se destaquem face a uma multiplicidade de conteúdos, sobretudo disseminados através das redes sociais.

Quizes, calculadoras, ebooks, infográficos, questionários e vídeos interativos são alguns exemplos de conteúdos que despertam interesse e envolvem a atenção dos utilizadores.

Por exemplo em 2020, vimos centenas de gráficos a explicar o que é o COVID-19, como está a evolução do número de de casos ou como o contágio é reduzido com o uso de máscaras.

Publicações anteriores relacionadas:

Fontes:

cafedas10.pt