Café das 10

Principais Tendências do Marketing Digital para 2021 - Parte 2

Publicado por Macro Makers em 2021-01-21 às 10:00

Principais Tendências do Marketing Digital para 2021 - Parte 2

Retomamos hoje as tendências do marketing digital para 2021.

Mais pesquisas sem cliques no Google

O Google quer dar cada vez mais respostas imediatas na página de resultados das pesquisas (a SERP). O motor de busca entende que, se o utilizador não precisa navegar nos sites para encontrar as respostas que deseja, a sua experiência de pesquisa é mais ágil e valiosa. Por isso, as pesquisas no Google estão a eliminar a necessidade do recurso ao clique.

Recursos como os featured snippets (excertos em destaque), os rich snippets1, o Google My Business e o mapa de conhecimento do Google (knowledge graph2) são responsáveis por isso. Eles já trazem informações ou excertos de páginas que respondem àquilo que o utilizador pesquisou.

  1. Rich Snippet: traduzido enquanto “fragmento rico”, esse elemento compõe as informações de um site que aparece na página de resultados do motor de busca da Google. São nada mais do que dados como avaliações, páginas do site, endereços e comentários, que aparecem junto de um resumo do website, composto pela meta descrição e pelo meta título.
  2. Mapa de conhecimento da Google: quando se pesquisa por uma empresa específica, o Mapa do Conhecimento mostrará um perfil quase completo, dependendo de quão bem ela fez o seu trabalho de SEO. A pesquisa por um filme lançado recentemente mostrará pósteres, críticas e horários de exibição do cinema local.

Durante a pandemia do COVID-19, a Google efetuou mudanças na SERP nesse sentido. Em todas as pesquisas relacionadas com a pandemia, a página de resultados é modificada para realizar uma “cobertura on-SERP” sobre a doença, com dados e notícias de fontes de autoridades confiáveis. Além disso, as próprias páginas podem inserir rich snippets que informam sobre mudanças causadas pela pandemia, como o cancelamento de eventos e novos horários de atendimento.

A tendência das pesquisas sem clique não é nova, mas o Google mostrou que está a ter um peso cada mais importante. Só que isso pode trazer um questão para quem trabalha com SEO: “será que não vou perder tráfego orgânico com isso?”. Se o utilizador não precisa clicar no link para ter uma resposta, talvez ele não clique mesmo no link. Por outro lado, essa tendência pode ser encarada de outra forma: as informações que são fornecidas na SERP para o utilizador, podem ser um estímulo para que ele realize a ação que a marca deseja.

Por exemplo: se temos uma loja online e utilizamos um rich snippet de avaliações dos utilizadores, talvez uma boa nota para o produto incentive o utilizador a clicar para comprar. Se a Google seleciona um excerto do nosso blog para o featured snippet de uma pesquisa, o utilizador pode entender que nós somos uma autoridade naquele assunto e clicar para ler o artigo completo. Se temos um restaurante e o utilizador pesquisa o seu endereço, os dados do Google Maps ajudam-no a chegar ao nosso estabelecimento.

Então, convém entender que o tráfego orgânico não é o único objetivo que o SEO deve visar. Existem casos em que a conversão - que é o que realmente importa para o negócio - pode acontecer mesmo quando o utilizador não acede ao website.

Crescimento do Google My Business

O Google My Business é uma ferramenta gratuita do Google para divulgação de pequenos e médios negócios, que se vem tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais, já que garante uma ótima exposição nas páginas do motor de busca da Google, a custo zero.

Esta ferramenta serve para mostrar aos utilizadores que estão perto do nosso negócio, informações sobre a localização da nossa empresa, horário de funcionamento, tipo de serviços, campanhas em vigor, etc. Vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidades vêm atraindo cada vez mais empresas.

Com a adesão de novas empresas virá também uma competição intensa pelas posições de destaque nas páginas de pesquisas da Google e Google Maps, o que obrigará as empresas a se aperfeiçoarem nas técnicas de otimização do Google My Business.

Publicações anteriores relacionadas:

Fontes:

cafedas10.pt