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Principais Tendências do Marketing Digital para 2021 - Parte 1

Publicado por Macro Makers em 2021-01-14 às 10:00

Principais Tendências do Marketing Digital para 2021 - Parte 1

Falar em tendências do marketing digital para 2021 é de certa forma encarar um cenário de incertezas em função da crise ainda longe de estar resolvida provocada pela pandemia da COVID-19, que abalou seriamente todos os mercados em 2020.

apesar das incertezas, é também um facto de que as empresas não podem posicionar-se de forma letárgica em relação à promoção das suas marcas, produtos e serviços.

As tendências do marketing digital para 2021 incluem muitas novidades e até mesmo formas diferentes de encarar o marketing online, ironicamente, também em função das novas tecnologias que surgiram durante a pandemia.

Confira abaixo três das principais tendências do marketing digital em 2021:

Valorização das experiências em tempo real

Se o primeiro confinamento restringiu a circulação nas ruas em razão da necessidade de distanciamento social, dentro de casa, as pessoas procuraram novas formas de seguir as suas vidas. Nesse contexto, um dos formatos do Marketing Digital que já era forte popularizou-se: as lives. Quem não viu um concerto, uma aula, uma palestra ou o Como é que o Bicho Mexe do Bruno Nogueira?

As lives multiplicaram-se em todos os canais - no YouTube, no Facebook, no Instagram e em plataformas específicas, como o Zoom - e bateram recordes de visualizações. As pessoas queriam conectar-se umas às outras, num cenário de isolamento e incertezas. Aliás, elas queriam conexões humanas em tempo real, o que aprofunda a proximidade e o envolvimento com o conteúdo e atende à ânsia de um público cada vez mais apressado e exigente. É nesse sentido que as marcas podem aproveitar o poder das experiências em tempo real, já que o engagement do consumidor é maior.

As lives são um dos principais formatos em tempo real que as marcas podem explorar em 2021, podendo apostar, por exemplo, em fazer entrevistas, perguntas e respostas, palestras e webinars. Mas convém lembrar de que o diferencial das experiências de tempo real é a possibilidade de interação com o público. Então importa incentivar e valorizar a participação dos utilizadores.

Crescimento do TikTok

Redes sociais vêm e vão, mas o TikTok parece que veio para ficar. Durante a quarentena, no primeiro trimestre do ano, o TikTok foi a app mais descarregada em todo o mundo, com 2 biliões de downloads.

Desvendar o algoritmo do TikTok e entender como viralizar por lá é um dos desafios para 2021. Além disso, novas formas de publicidade e parceria com os criadores de conteúdo da plataforma podem entrar na mira dos marketeers.

Mais importante ainda que estar no TikTok é entender a linguagem de conteúdo que essas plataformas estão a consolidar. São vídeos rápidos, que pouco se preocupam com uma qualidade profissional e procuram explorar os efeitos e trilhas para criar um conteúdo criativo que viralize. Eles servem para rir e entreter, mas também para educar e informar, sempre com um toque de humor.

Chatbots

Se não tem um chat para atendimento ao público no seu website ou loja online a funcionar 24 horas, 7 dias por semana, sugerimos que em 2021 implemente um chatbot para melhorar o relacionamento com o seu público e aumentar as vendas.

O chatbot é uma espécie de robô que substitui um colaborador de carne e osso no atendimento ao cliente. Este sistema de inteligência artificial permite começar e manter uma “conversa” com os utilizadores via mensagens de texto automatizadas, melhorando assim a experiência de utilização de um website ou loja online.

Fontes:

cafedas10.pt