O que Caracteriza o Alcance Orgânico no Facebook? - Macro Makers

O que Caracteriza o Alcance Orgânico no Facebook?

2020-07-09

O que Caracteriza o Alcance Orgânico no Facebook?

Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer como funciona e o que influencia o alcance orgânico nas publicações do Facebook.

O que é o alcance orgânico no Facebook?

O Facebook define o alcance orgânico como o "quantas pessoas podemos alcançar gratuitamente no Facebook ao publicar conteúdos na nossa página".

Esta descrição pode ter implícita uma preocupação para os profissionais de marketing: um declínio no alcance orgânico significa um aumento natural nos custos para alcançar o seu público.

Porque é que o alcance orgânico do Facebook está a diminuir?

Existem dois grandes motivos:

O primeiro, é o aumento no conteúdo. Há muito mais conteúdo para competir do que há 10 anos atrás. Os consumidores publicam mais. As marcas publicam mais. E o número de páginas empresariais que podem contribuir para os lucros do Facebook aumentam a cada dia. Não nos esqueçamos que além de ser uma rede social, o Facebook é um negócio.

Além disso, novas ferramentas e designs UX mais sofisticados facilitaram o processo de criação e partilha de novos conteúdos. Tudo isso resultou numa concorrência massiva entre empresas pelo aparecimento no feed de notícias do seu público. Já em 2014, o utilizador médio do Facebook teria um potencial de mais de 1500 histórias que poderia receber no seu feed de notícias a qualquer momento, das quais o Facebook exibia apenas cerca de 300. E isso foi há seis anos.

Se o Facebook realmente mostrasse aos utilizadores 100% do conteúdo para eles disponível, a função feed de notícias tornar-se-ia praticamente inutilizável para a maioria dos consumidores regulares, provavelmente fazendo com que muitos deixassem a plataforma completamente. Um perder-perder-perder para todos.

O segundo grande motivo, é porque grande parte do conteúdo que está a ser produzido é relevante apenas para pequenos segmentos dos utilizadores do Facebook.

Nos primeiros tempos das redes sociais, quando o conteúdo era escasso, qualquer conteúdo produzido com um nível razoável de criatividade poderia ser relativamente bem-sucedido. Mas hoje em dia, com utilizadores do Facebook à procura de conteúdo incrível, já não é suficiente criar e partilhar conteúdo bom. Para sermos bem sucedidos no Facebook em 2020, precisamos partilhar um conteúdo incrível e relevante. Os utilizadores do Facebook de hoje desejam conteúdo direcionado aos seus interesses e com moderação e que não os impeça de seguirem o que os amigos e familiares publicam.

O Facebook, ao compreender o comportamento dos seus utilizadores, voltou os seus esforços para limpar o spam dos seus feeds e melhorar a forma como o feed de notícias segmenta o conteúdo por relevância.

Como é que o algoritmo do Feed de Notícias do Facebook funciona?

O que um utilizador vê no seu feed de notícias depende de quatro fatores principais:

  • Inventário: o conteúdo total disponível de amigos e promotores que podem ser exibidos para um utilizador.
  • Sinais: dados vinculados a um post específico - por exemplo, o tipo de conteúdo; quando foi publicado; quem publicou; e quantos gostos, partilhas e comentários ele possui. Esses são os únicos fatores que as marcas podem controlar e utilizar para sinalizar o Facebook de que seu conteúdo é relevante para o público-alvo.
  • Previsões: uma previsão sobre a probabilidade de um utilizador estar interessado num post com base numa análise sobre quais os conteúdos esse utilizador prefere.
  • Pontuação de Relevância: um número atribuído a um post com base na probabilidade de que um utilizador em particular goste.

Em janeiro de 2018, o Facebook anunciou que o seu feed de notícias "daria prioridade a posts que desencadeariam conversas e interações significativas entre as pessoas". Essa grande mudança marcou um ponto de viragem no algoritmo, marcando o compromisso renovado do Facebook com as interações pessoais entre os utilizadores e as pessoas com quem eles se preocupam. Essa alteração incluiu o posicionamento prioritário para:

  • Mensagens de amigos e familiares;
  • Posts que “inspiram discussões repetidas nos comentários” e/ou que os utilizadores estariam interessados em partilhar e reagir.

Outra atualização importante que surgiu em novembro de 2018 representou uma melhoria na capacidade de remover conteúdo violento e penalizar conteúdo sensacionalista, enganoso ou controverso.

Como é calculada a Pontuação de Relevância do Facebook

Estas são as probabilidades que o algoritmo do Feed de notícias tem em consideração:

  • probabilidade de clicar;
  • probabilidade de perder tempo com um post;
  • probabilidade de gostar, comentar e partilhar;
  • probabilidade de um utilizador encontrar um post informativo;
  • probabilidade de um post ser clickbait (tática usada na internet para gerar tráfego online por meio de conteúdos enganosos ou sensacionalistas);
  • probabilidade de um post ser vinculado a um website de baixa qualidade.

Depois do algoritmo operacionalizar, ele ordena o conteúdo disponível por pontuação. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de o post ser exibido nos feeds dos utilizadores. Portanto, aquele vídeo aleatório sobre gatinhos que alguém viu durante a pausa do café afinal não era tão aleatório assim.

Fontes:

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