2020-07-09
O que é o alcance orgânico no Facebook?
O Facebook define o alcance orgânico como o "quantas pessoas podemos alcançar gratuitamente no Facebook ao publicar conteúdos na nossa página".
Esta descrição pode ter implícita uma preocupação para os profissionais de marketing: um declínio no alcance orgânico significa um aumento natural nos custos para alcançar o seu público.
Porque é que o alcance orgânico do Facebook está a diminuir?
Existem dois grandes motivos:
O primeiro, é o aumento no conteúdo. Há muito mais conteúdo para competir do que há 10 anos atrás. Os consumidores publicam mais. As marcas publicam mais. E o número de páginas empresariais que podem contribuir para os lucros do Facebook aumentam a cada dia. Não nos esqueçamos que além de ser uma rede social, o Facebook é um negócio.
Além disso, novas ferramentas e designs UX mais sofisticados facilitaram o processo de criação e partilha de novos conteúdos. Tudo isso resultou numa concorrência massiva entre empresas pelo aparecimento no feed de notícias do seu público. Já em 2014, o utilizador médio do Facebook teria um potencial de mais de 1500 histórias que poderia receber no seu feed de notícias a qualquer momento, das quais o Facebook exibia apenas cerca de 300. E isso foi há seis anos.
Se o Facebook realmente mostrasse aos utilizadores 100% do conteúdo para eles disponível, a função feed de notícias tornar-se-ia praticamente inutilizável para a maioria dos consumidores regulares, provavelmente fazendo com que muitos deixassem a plataforma completamente. Um perder-perder-perder para todos.
O segundo grande motivo, é porque grande parte do conteúdo que está a ser produzido é relevante apenas para pequenos segmentos dos utilizadores do Facebook.
Nos primeiros tempos das redes sociais, quando o conteúdo era escasso, qualquer conteúdo produzido com um nível razoável de criatividade poderia ser relativamente bem-sucedido. Mas hoje em dia, com utilizadores do Facebook à procura de conteúdo incrível, já não é suficiente criar e partilhar conteúdo bom. Para sermos bem sucedidos no Facebook em 2020, precisamos partilhar um conteúdo incrível e relevante. Os utilizadores do Facebook de hoje desejam conteúdo direcionado aos seus interesses e com moderação e que não os impeça de seguirem o que os amigos e familiares publicam.
O Facebook, ao compreender o comportamento dos seus utilizadores, voltou os seus esforços para limpar o spam dos seus feeds e melhorar a forma como o feed de notícias segmenta o conteúdo por relevância.
Como é que o algoritmo do Feed de Notícias do Facebook funciona?
O que um utilizador vê no seu feed de notícias depende de quatro fatores principais:
Em janeiro de 2018, o Facebook anunciou que o seu feed de notícias "daria prioridade a posts que desencadeariam conversas e interações significativas entre as pessoas". Essa grande mudança marcou um ponto de viragem no algoritmo, marcando o compromisso renovado do Facebook com as interações pessoais entre os utilizadores e as pessoas com quem eles se preocupam. Essa alteração incluiu o posicionamento prioritário para:
Outra atualização importante que surgiu em novembro de 2018 representou uma melhoria na capacidade de remover conteúdo violento e penalizar conteúdo sensacionalista, enganoso ou controverso.
Como é calculada a Pontuação de Relevância do Facebook
Estas são as probabilidades que o algoritmo do Feed de notícias tem em consideração:
Depois do algoritmo operacionalizar, ele ordena o conteúdo disponível por pontuação. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de o post ser exibido nos feeds dos utilizadores. Portanto, aquele vídeo aleatório sobre gatinhos que alguém viu durante a pausa do café afinal não era tão aleatório assim.
VOLTARFontes:
- Ecwid - https://www.ecwid.com
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