Descubra a Diferença Entre Target, Segmentação e Persona – Parte 2 - Macro Makers

Descubra a Diferença Entre Target, Segmentação e Persona – Parte 2

2021-03-17

Descubra a Diferença Entre Target, Segmentação e Persona – Parte 2

Um dos passos fulcrais e obrigatórios em qualquer estratégia é compreender bem quem é o nosso público, quais as suas necessidades e desejos. Parte 2.

É importante definir quem é o nosso target, assim como é essencial segmentar esse mesmo target e criar uma buyer persona, para o melhor compreender.

Para compreender melhor a relevância desta etapa e como o fazer, eis a segunda parte do artigo.

Segmentação

O próximo passo a dar, após definir o target, é segmentá-lo. Para tal, importa compreender o que se entende por segmentação.

Este é um método de divisão do target em pequenos grupos, através da identificação de características, necessidades, preferências e hábitos de consumo comuns, mas diferentes do grande grupo (target) a que pertencem.

É assim, através desse conhecimento aprofundado, que conseguirá criar, potenciar e otimizar estratégias de marketing eficazes. Para ser mais preciso, algumas das principais vantagens da segmentação, prende-se com:

  • Criar campanhas que atraem pequenos nichos, mas também campanhas muito mais eficientes, pois trabalha-se e foca-se apenas aquele grupo de pessoas;
  • Poupança de tempo e recursos;
  • Permite vincar laços fortes com os vários segmentos.

Para segmentar corretamente deve inicialmente:

  1. identificar as bases/variáveis de segmentação relevantes;
  2. recolher dados;
  3. criar segmentos;
  4. descrever o perfil dos segmentos.

Outra estratégia bastante utilizada para compreender cada um dos segmentos é através da criação de uma buyer persona.

Publicações anteriores relacionadas:

Fontes:

VOLTAR

Newsletter

Pretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades

* Campo obrigatório

Macro Makers

Em Aveiro e em Lisboa
a pensar no seu negócio!

Tanto a partir da Veneza de Portugal como da cidade das 7 colinas, mantemos uma relação de proximidade com os nossos clientes e estamos sempre disponíveis para os ajudar a elevar a sua comunicação a outro nível.

A Macro Makers foi distinguida pela SCORING com a Certificação TOP 5% MELHORES PME DE PORTUGAL