Como Criar Uma Newsletter Para Comunicar o Seu Produto ou Serviço - Macro Makers

Como Criar Uma Newsletter Para Comunicar o Seu Produto ou Serviço

2020-07-02

Como Criar Uma Newsletter Para Comunicar o Seu Produto ou Serviço

Sabe quais os pontos a ter em conta ao criar uma newsletter para comunicar o seu produto ou serviço?

Com as subscrições de Newsletters que frequentemente fazemos, acabamos por receber muitas que terminam no "lixo" ou na caixa de spam. No entanto, as que nos captam a atenção acabam por receber o merecido destaque e, muitas das vezes, alcançam o pretendido com a realização de uma compra ou preenchimento de um formulário de contacto. Assim, torna-se evidente que uma Newsletter depende, em grande parte, da estratégia adotada e do desenho final da mesma.

Para tal, existem passos importantes para que se consiga atingir o melhor do envio das Newsletters e que sugerimos ter em conta:

1. Definir o Público Alvo da Newsletter

Para quem vai ser enviada? O grupo que irá receber a Newsletter tem interesse no que vamos enviar? É, de facto, importante que o conteúdo da Newsletter tenha claro o público final. Se os subscritores da Newsletter têm interesse num determinado produto ou serviço que vendemos, não faz sentido comunicar algo que não vá de encontro à principal razão da subscrição. Como tal, segmentar a Newsletter é o primeiro passo para conseguirmos otimizar a mesma.

2. Objetivo da Newsletter

Cada Newsletter tem o seu próprio objetivo. Como tal, deverá ir ao encontro da mensagem que queremos passar. Escrever títulos curtos e diretos é imprescindível para captar a atenção e incentivar à abertura da mesma. No entanto, após a abertura, torna-se realmente importante que o seu design seja organizado e limpo, facilitando assim a leitura e interação por parte dos subscritores. É aqui que se inclui um dos principais pontos que geram o esperado retorno à Newsletter: Call to Action. São botões que permitirão o clique dos leitores e, através de um link, encaminhá-los para o que realmente estamos a querer vender ou comunicar. Pormenores como a localização destes botões e a mensagem que nos mesmos está incluída, tornarão uma Newsletter mais eficaz e aumentarão a probabilidade de atingir o objetivo inicialmente proposto.

3. Informação vs Promoção

A grande maioria das Newsletters deverão ter em conta que 90% das mesmas deverá ser informativa e 10% promocional, como tal, quando se tornam agressivas na venda de produto, acabam por levar os leitores a cancelar a subscrição.

4. Apostar na Criatividade

A inclusão de fotografias, notícias, vídeos, banners, etc., são pontos essenciais para que possamos captar a atenção dos leitores.

5. Frequência da Newsletter

Para conseguir que a taxa de abertura tenha sucesso é importante a qualidade dos seus conteúdos. É preferível enviar menos Newsletters, mas com conteúdos relevantes que captem o interesse do público, em vez de muitas com informação que não capte a atenção do leitor.

6. Resultados Finais

Tão importante como os passos frisados anteriormente, é a análise dos resultados. A melhor hora para o envio da Newsletter, taxa de abertura e cliques nos Call to Action colocados são métricas que nos ajudam a perceber o comportamento do nosso público. Ao recebermos esta informação conseguiremos otimizar e corrigir pormenores que nos possam ter passado despercebidos mas que se tornam relevantes para o sucesso das próximas Newsletters.

Posto isto, assumimos que as Newsletters são, de facto, uma excelente ferramenta de comunicação para conseguir chegar às pessoas que realmente estão interessadas nos nossos produtos/serviços. Assim, trabalhá-las com os cuidados infracitados fará com que consigamos atingir melhores resultados e, consequentemente, ganhar maior notoriedade e/ou vendas.

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