2020-07-02
Com as subscrições de Newsletters que frequentemente fazemos, acabamos por receber muitas que terminam no "lixo" ou na caixa de spam. No entanto, as que nos captam a atenção acabam por receber o merecido destaque e, muitas das vezes, alcançam o pretendido com a realização de uma compra ou preenchimento de um formulário de contacto. Assim, torna-se evidente que uma Newsletter depende, em grande parte, da estratégia adotada e do desenho final da mesma.
Para tal, existem passos importantes para que se consiga atingir o melhor do envio das Newsletters e que sugerimos ter em conta:
1. Definir o Público Alvo da Newsletter
Para quem vai ser enviada? O grupo que irá receber a Newsletter tem interesse no que vamos enviar? É, de facto, importante que o conteúdo da Newsletter tenha claro o público final. Se os subscritores da Newsletter têm interesse num determinado produto ou serviço que vendemos, não faz sentido comunicar algo que não vá de encontro à principal razão da subscrição. Como tal, segmentar a Newsletter é o primeiro passo para conseguirmos otimizar a mesma.
2. Objetivo da Newsletter
Cada Newsletter tem o seu próprio objetivo. Como tal, deverá ir ao encontro da mensagem que queremos passar. Escrever títulos curtos e diretos é imprescindível para captar a atenção e incentivar à abertura da mesma. No entanto, após a abertura, torna-se realmente importante que o seu design seja organizado e limpo, facilitando assim a leitura e interação por parte dos subscritores. É aqui que se inclui um dos principais pontos que geram o esperado retorno à Newsletter: Call to Action. São botões que permitirão o clique dos leitores e, através de um link, encaminhá-los para o que realmente estamos a querer vender ou comunicar. Pormenores como a localização destes botões e a mensagem que nos mesmos está incluída, tornarão uma Newsletter mais eficaz e aumentarão a probabilidade de atingir o objetivo inicialmente proposto.
3. Informação vs Promoção
A grande maioria das Newsletters deverão ter em conta que 90% das mesmas deverá ser informativa e 10% promocional, como tal, quando se tornam agressivas na venda de produto, acabam por levar os leitores a cancelar a subscrição.
4. Apostar na Criatividade
A inclusão de fotografias, notícias, vídeos, banners, etc., são pontos essenciais para que possamos captar a atenção dos leitores.
5. Frequência da Newsletter
Para conseguir que a taxa de abertura tenha sucesso é importante a qualidade dos seus conteúdos. É preferível enviar menos Newsletters, mas com conteúdos relevantes que captem o interesse do público, em vez de muitas com informação que não capte a atenção do leitor.
6. Resultados Finais
Tão importante como os passos frisados anteriormente, é a análise dos resultados. A melhor hora para o envio da Newsletter, taxa de abertura e cliques nos Call to Action colocados são métricas que nos ajudam a perceber o comportamento do nosso público. Ao recebermos esta informação conseguiremos otimizar e corrigir pormenores que nos possam ter passado despercebidos mas que se tornam relevantes para o sucesso das próximas Newsletters.
Posto isto, assumimos que as Newsletters são, de facto, uma excelente ferramenta de comunicação para conseguir chegar às pessoas que realmente estão interessadas nos nossos produtos/serviços. Assim, trabalhá-las com os cuidados infracitados fará com que consigamos atingir melhores resultados e, consequentemente, ganhar maior notoriedade e/ou vendas.
VOLTARPretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades
Macro Makers
Em Aveiro e em Lisboa
a pensar no seu negócio!
Tanto a partir da Veneza de Portugal como da cidade das 7 colinas, mantemos uma relação de proximidade com os nossos clientes e estamos sempre disponíveis para os ajudar a elevar a sua comunicação a outro nível.
Blog