Descubra a Diferença Entre Target, Segmentação e Persona – Parte 2
Publicado por Macro Makers em 2021-03-17 às 10:00
Um dos passos fulcrais e obrigatórios em qualquer estratégia é compreender bem quem é o nosso público, quais as suas necessidades e desejos. Parte 2.
É importante definir quem é o nosso target, assim como é essencial segmentar esse mesmo target e criar uma buyer persona, para o melhor compreender.
Para compreender melhor a relevância desta etapa e como o fazer, eis a segunda parte do artigo.
Segmentação
O próximo passo a dar, após definir o target, é segmentá-lo. Para tal, importa compreender o que se entende por segmentação.
Este é um método de divisão do target em pequenos grupos, através da identificação de características, necessidades, preferências e hábitos de consumo comuns, mas diferentes do grande grupo (target) a que pertencem.
É assim, através desse conhecimento aprofundado, que conseguirá criar, potenciar e otimizar estratégias de marketing eficazes. Para ser mais preciso, algumas das principais vantagens da segmentação, prende-se com:
- Criar campanhas que atraem pequenos nichos, mas também campanhas muito mais eficientes, pois trabalha-se e foca-se apenas aquele grupo de pessoas;
- Poupança de tempo e recursos;
- Permite vincar laços fortes com os vários segmentos.
Para segmentar corretamente deve inicialmente:
- identificar as bases/variáveis de segmentação relevantes;
- recolher dados;
- criar segmentos;
- descrever o perfil dos segmentos.
Outra estratégia bastante utilizada para compreender cada um dos segmentos é através da criação de uma buyer persona.
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Fontes:
- Rock Content - https://rockcontent.com