Café das 10

Descubra a Diferença Entre Target, Segmentação e Persona – Parte 1

Publicado por Macro Makers em 2021-03-12 às 10:00

Descubra a Diferença Entre Target, Segmentação e Persona – Parte 1

Um dos passos fulcrais e obrigatórios em qualquer estratégia de marketing é compreender bem quem é o nosso público, quais as suas necessidades e desejos.

É importante definir quem é o nosso target, assim como é essencial segmentar esse mesmo target e criar uma buyer persona, para o melhor compreender.

Para compreender melhor a relevância desta etapa e como o fazer, continue a ler o artigo :)

Target

Target ou público-alvo, é o grupo de consumidores, com características em comum que a marca identifica e define, para a qual todas as suas estratégias se direcionaram. É este que vai determinar todas as decisões que doravante serão tomadas, desde sobre o que, como, quando, onde e para quem. É de máxima importância definir bem o target, pois esta parte da estratégia de marketing permitirá que tenha ou não sucesso, isto é:

  • Evita perder tempo e dinheiro desnecessários se souber sobre quem deve atuar;
  • Criam-se campanhas mais eficientes;
  • A comunicação com o público é mais verdadeira e próxima, logo, mais efetiva;
  • Compreende melhor quais são as necessidades e desejos do target definido, podendo responder positivamente a estes anseios;
  • Define um posicionamento único e significativo;
  •  Permite, que face à concorrência, seja um grande fator distintivo.

Para conseguir definir o target adequadamente deve inicialmente conhecer muito bem o que é o seu negócio e o produto, só depois deve apostar em fazer algumas pesquisas e análises de mercado. Opte sempre por dados reais e não perceções do que acha que é a realidade. Após essa análise e interpretação dos dados, divida esse mercado em segmentos e identifique as diversas variáveis (geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental), ou seja, o objetivo nesta fase será construir um perfil de cada segmento. Desta forma, compreenderá muito melhor a segmento deverá dar prioridade.

Importa também ressalvar que, após definir o target, deve continuar atento ao mercado e às suas mudanças para que este se mantenha sempre atualizado.

Fontes:

cafedas10.pt