2020-10-28
Desde muito cedo que nos começam a contar histórias, o que faz com que tenhamos tendência a identificarmo-nos com alguma personagem de qualquer narrativa, pois faz parte do constructo do ser humano fazer associações a algo que nos é semelhante.
Numa altura em que existem inúmeras marcas a comunicarem, é importante retermos e aplicarmos o modelo AIDA, para chamarmos à Atenção, criarmos Interesse, provocarmos qualquer tipo de Desejo e provocarmos uma Ação no consumidor.
Quando uma marca faz uso da técnica de storytelling para contar uma história, a ligação criada com o consumidor é mais profunda e emocional, sendo que os mesmos se identificam com os valores que a marca comunica, criando uma maior proximidade na relação marca-cliente.
E é aqui que entra a importância desta técnica, que visa criar impacto perante a audiência das marcas. É necessário criar e contar uma boa história, com um bom conteúdo, para conseguirmos captar a atenção dos consumidores, histórias com as quais eles se identificam e tenham vontade de a partilhar. O consumidor atual valoriza cada vez mais conteúdo onde existem e são inseridas pessoas reais, a chamada humanização da marca, a qual desperta o lado mais emocional dos consumidores.
Quanto mais inspiradora for a história contada maior será a conexão emocional estabelecida com o público-alvo, sendo que as histórias que nos deixam inspirados, ou seja, com as quais nos identificamos facilmente, como casos de superação, sucesso e felicidade, criam em nós vontade de passar pela mesma experiência, gerando um impacto maior e mais positivo.
Assim, o storytelling, permite que a empresa crie mais afinidade com o consumidor, envolvendo-o nas suas comunicações.
VOLTARFontes:
- Paulo Faustino - https://www.paulofaustino.com
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