2022-04-15
Nos dias de hoje qualquer negócio que seja difícil de encontrar na internet tem muito menos probabilidade de sucesso. Cerca de 80% dos consumidores procura um negócio online antes de pensar sequer em comprar um produto ou serviço. Isto significa que se o seu negócio não estiver na primeira página de resultados de pesquisa do Google a sua hipótese de venda cai drasticamente.
Para obter esta otimização tem duas opções:
SEM, o que é?
Search Engine Marketing traduz-se na utilização de anúncios pagos em motores de pesquisa como é exemplo do Google. Os anúncios por sua vez podem ser em formato texto, formato vídeo ou imagem. Certamente já se deparou com um dos seguintes casos:
Tudo isso são elementos que podem ser controlados através do sistema de anúncios da Google.
SEO, o que é?
Search Engine Optimization traduz-se na otimização do seu website e dos conteúdos dentro do mesmo de modo a facilitar o trabalho ao sistema que o Google usa para analisar websites para os posicionar nos resultados de pesquisa. Quanto mais fácil for para este sistema perceber sobre o que o seu website trata, melhor o sistema irá catalogar o seu website e mais oportunidades terá de aparecer nas primeiras páginas do motor de pesquisa.
É aqui que entra o blog. O que é um blog?
Certamente que já se deparou com um blog. Um blog não é nada mais do que uma biblioteca na qual se concentram conteúdos diversos, sejam estes em formato texto, áudio, vídeo ou imagem. Os blogs permitem às empresas esclarecer o seu público sobre os mais variados assuntos e simultaneamente desenvolver alguma autoridade no mercado em que atuam.
Antes de Começar o seu blog
Não vale a pena implementar um blog se o seu website não se encontra otimizado para facilitar a experiência de utilização do seu potencial utilizador
Se por via de uma ótima estratégia de SEO ou SEM o seu website conseguiu captar os primeiros lugares no Google, mas mesmo assim não está a conseguir converter as visitas em contactos ou vendas, talvez a culpa seja do processo em si. Tem de se colocar no lugar do seu utilizador e analisar criticamente toda a experiência dele ao percorrer o seu website.
O website demora muito a carregar os conteúdos? O seu website aparece como não seguro? Permite fácil acesso ao carrinho de compras e aos métodos de pagamento? O seu website está preparado para ser visualizado em qualquer dispositivo? Teste, teste e volte a testar. Enquanto tudo não estiver pensado para garantir a melhor experiência ao utilizador, as suas vendas não irão refletir o investimento que fez nas suas campanhas de SEO e SEM.
Quais as vantagens de ter um blog?
A cada segundo que passa, são feitas em média 63 mil pesquisas no Google. Estas estatísticas demonstram que para chegar aos potenciais clientes é imprescindível ter uma presença online sólida.
Estar online, no entanto não é suficiente. Tem de conseguir alimentar o seu website com visitantes regulares. Ora isto é impossível se o seu website for desinteressante. Tem de ter a capacidade de criar conteúdos atraentes que falem sobre assuntos que os seus potenciais clientes possam estar interessados. Esta estratégia irá auxiliar o posicionamento da sua marca.
A criação de um blog irá aumentar o número de páginas indexadas pelo Google, o que irá favorecer a sua posição nos rankings de pesquisa, especialmente se os seus artigos de blog estiverem otimizados com as palavras chave certas.
Se complementar a sua estratégia de blog com uma estratégia de redes sociais, conseguirá uma maior divulgação e potencializará um maior número de visitantes no seu website.
Cuidados a ter com o seu Blog
A importância de um blog depende fundamentalmente do estado do mesmo. Blogs desatualizados tornam-se desinteressantes e perdem publico. É importante manter o seu blog constantemente atualizado com conteúdos regulares. Só assim mostra que a sua empresa se mantém em cima dos acontecimentos.
Sempre que cria um artigo para o seu blog deve ter em conta a sua estratégia de SEO, em que palavras chave se deve focar e de que forma pode evitar ser penalizado pelo Google por construir conteúdos desinteressantes ou completamente fora do que o que a sua empresa trabalha.
Como pode ver, um blog é fundamental para a otimização do SEO de um website e para a atração de visitantes. Os aspetos positivos de ter um blog regularmente alimentado são bastantes, mas tudo depende do tempo que tem para investir na criação e manutenção destes conteúdos.
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