Landing Page - Parte 1 - Macro Makers

Landing Page - Parte 1

2020-12-03

Landing Page - Parte 1

Uma landing page é uma página dentro ou fora de um website, projetada para converter visitantes em leads.

O que é uma landing page (página de destino)?

Uma landing page é uma página dentro ou fora de um website, projetada para converter visitantes em leads.

É diferente das outras páginas porque segue dois critérios:

  • Possui um formulário que permite capturar as informações de um visitante em troca de uma oferta;
  • O único propósito da landing page é converter visitantes em leads (uma página inicial com um formulário não conta como landing page, porque também serve a outros propósitos).

Simplificando, uma landing page é qualquer página que contenha um formulário e não inclua outras distrações e muitos websites de negócios deveriam tê-las.

Como funcionam as landing pages?

  1. um clique num call-to-action (explicação abaixo) leva a uma página de destino com um formulário;
  2. com o preenchimento do formulário, dá-se uma conversão de visitante para lead (cliente potencial);
  3. as informações dos campos do formulário são armazenadas numa base de dados de leads;
  4. da parte do negócio são aplicadas ações de marketing destinadas à lead com base na informação recolhida, incentivando a compra.

Usamos dinheiro todos os dias para pagar bens e serviços, e o conceito de valor monetário pode ser aplicado à logística por detrás duma landing page em que trocamos informações igualmente valiosas, não importa de que lado estejamos.

Um visitante preencherá o formulário na landing page porque acredita que o conteúdo a que está a aceder será valioso para ele, e um profissional de marketing terá o prazer de dar esse conteúdo ao visitante do website, porque em compensação ele pode utilizar as informações valiosas que o visitante fornece, para ações de marketing futuras. Ao fim ao cabo, é uma relação win-win (ganha-ganha).

Quais os elementos fundamentais associados uma landing page?

  • Benefício: apelar a algum tipo de necessidade pode ser uma boa forma de levar o utilizador a converter-se numa lead.
  • Call-to-Action (CTA’s): um CTA é uma imagem ou linha de texto que apela aos visitantes a conclusão de uma ação específica. Nas landing pages, os CTA’s dizem ao visitante onde deve clicar para aceder à oferta. Os CTA’s podem ser encontrados nas páginas de websites onde o conteúdo se correlaciona com a oferta, ou em artigos de blog relevantes que apoiam o conteúdo da oferta.
  • Formulário: uma boa prática para montar o formulário de conversão é focarmo-nos apenas em informações que realmente precisamos recolher sobre as leads. Convém lembrar que quantos mais dados pedirmos maior a probabilidade de abandono do formulário.
  • Página de agradecimento: é recomendável a existência de uma página de agradecimento dedicada após a submissão do formulário. Esta pode incluir um botão "baixe agora" no qual as leads podem clicar para obter o download do tal benefício referido acima, que foi um argumento que levou as leads a preencherem o formulário.

Fontes:

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