Como Implementar e Lançar Uma Marca - Parte 1 - Macro Makers

Como Implementar e Lançar Uma Marca - Parte 1

2020-12-15

Como Implementar e Lançar Uma Marca - Parte 1

Desde sempre teve aquela ideia inovadora de negócio, mas não sabe como lançá-la no mercado? Para o ajudar, reunimos um conjunto de dicas.

Desde sempre teve aquela ideia inovadora de negócio, mas não sabe como lançá-la no mercado?

Com a rápida evolução das redes sociais e da tecnologia, poderá ser complicado compreender como é que será possível implementar e lançar uma marca no meio digital, com sucesso. Para o ajudar, reunimos um conjunto de dicas.

Inicialmente, deve anotar que será essencial criar um plano estratégico bem estruturado, que deve ser dividido em 3 fases, nomeadamente:

  • pré-lançamento;
  • dia de lançamento;
  • pós-lançamento.

PRÉ-LANÇAMENTO

Estudo de mercado

Supondo que a escolha do nome e dos elementos relativos à identidade verbal e visual já foram anteriormente definidos, importa iniciar a sua estratégia de marketing elaborando um estudo de mercado.

É esse estudo que vai permitir compreender corretamente o mercado em que nos pretendemos inserir, quem são os nossos concorrentes, as atividades e tendências, quais são as ameaças e oportunidades que poderemos analisar e adotar para a nossa estratégia de marca.

De referir também que este deve ser um processo que deve estar em constante análise, pois o mercado está em constante mudança.

Segmentar e criar buyer persona

Antes de criar uma estratégia de marketing, importa definir qual é que o nosso público-alvo, de forma a poder segmentá-lo. Essa segmentação deve-se basear na identificação de características, preferências, necessidades e hábitos de consumo comuns, mas diferentes do grande grupo do público-alvo. Assim, consegue perceber, dentro do seu próprio público-alvo, como deve agir e interagir com cada um desses grupos e obter maior sucesso na estratégia implementada.

Após a segmentação, também deve criar uma buyer persona, isto é, um perfil com as principais características dos clientes. Deste modo, consegue-o compreender melhor e adotar uma estratégia mais assertiva.

Não se esqueça que todo o plano de marketing deve ser direcionado a alguém, daí a importância destes dois passos, pois quanto mais compreender o seu público, mais sucesso obterá.

Planear, delinear e organizar uma estratégia de conteúdos para os vários canais de comunicação

Ao lançar uma nova marca deve preparar e antecipar o mercado para o qual será lançado. Desta forma, será mais fácil para obter uma maior taxa de engagement e começar a gerar alguns leads.  

Assim, deve procurar criar uma estratégia de marketing de conteúdos adequada a cada um dos canais e ao seu público-alvo, de forma a gerar curiosidade e interação. Aposte em conteúdos criativos, inovadores, esclarecedores e pertinentes.

Relativamente ao e-mail marketing, esta é uma boa estratégia para criar conteúdo personalizado para os seus segmentos anteriormente definidos. Desta forma, estabelece uma ligação entre a marca e o cliente bastante positiva e essencial.

Definir orçamento

Defina logo de início o valor que está predisposto a investir na estratégia de lançamento e manutenção da sua marca, pois assim poderá ajustar a campanha e os conteúdos a esses mesmos valores.

Fontes:

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