2020-07-23
O principal objetivo do marketing passa por valorizar um produto ou serviço através de certas ferramentas de promoção e/ou comunicação, a fim de criar no cliente um certo grau de satisfação.
Contudo, no desporto, em geral, e no futebol, em particular, existem características únicas. É, por isso, necessário possuir uma estrutura profissional que perceba e interprete as necessidades dos seus públicos, neste caso os adeptos.
As marcas de futebol movimentam milhões, mas também despertam paixões. A importância do marketing desportivo é enorme. É através dele que as marcas comunicam com o consumidor. Pessoas que consomem os eventos desportivos. São estes consumidores que representam a marca, são eles que a defendem com unhas e dentes, mas para isso é preciso saber ouvi-los e dar-lhes importância.
Os fãs/adeptos querem estar envolvidos com a vida da equipa/atleta. Errado é pensar que basta pedir para que eles venham apoiar num fim-de-semana, desapareçam durante uma semana para voltar no próximo fim-de-semana ou na próxima prova. É necessário procurar incluí-los diariamente.
É verdade que aqui uma estratégia de marketing é muito inconstante. São os bons resultados que trazem os adeptos para junto das equipas/atletas, mas, até aí, se existir uma estrutura profissional centrada no bem estar dos seus fãs e na promoção da sua marca desportiva, os resultados negativos poderão mais facilmente ser atenuados.
É, por isso, lógico que as marcas recorram a todo o tipo de estratégias para conquistar o maior número possível de público, já que quanto maior for a satisfação do consumidor/adepto/cliente maior será a quota de mercado.
Para tal, os principais protagonistas devem aparecer, isto é, os atletas têm um papel preponderante na promoção da marca. Já são muitas as empresas que o perceberam. Nos exemplos que se seguem, entende-se o porquê de apostar nos “atores do jogo” para se conseguir uma maior visibilidade. A Puma e a Turkish Airlines conseguiram juntar vários mundos do desporto (futebol/fórmula 1 e futebol/basquetebol) para aumentarem a visibilidade das suas respetivas marcas.
Se é verdade que uma estratégia vencedora passa por ir mais além, sob pena de não conseguir atingir os resultados pretendidos, chamar a atenção do público não deixa de ser um caminho para o sucesso.
VOLTARFontes:
- Marcas do Futebol - https://marcasdofutebol.wordpress.com
- Futebol 365 - https://www.futebol365.pt
- Fotografia: Sérgio Inácio Photography - https://facebook.com/sergioinaciophotography
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