2020-07-08
O que é um briefing?
É nada mais nada menos do que um documento onde se reúnem informações necessárias ao desenvolvimento de um determinado projeto, tarefa ou atividade. Este pode e deve ser consultado e revisto várias vezes ao longo do processo de desenvolvimento.
Um bom briefing evita dores de cabeça e múltiplas alterações, proporcionando assim maior satisfação para o cliente.
Selecionámos 4 perguntas que nunca devem faltar num bom briefing.
1. Qual é o objetivo do projeto?
Esta é talvez das perguntas mais difíceis para o cliente. Muitos ainda não têm uma ideia clara do que pretendem. A nossa colaboração é preciosa para ajudar o cliente a visualizar esse objetivo. Depois deste passo tudo será mais fácil de definir.
2. Qual o público alvo?
A comunicação deve e tem de ser diferente consoante o público alvo. Se esta não for clara para o público alvo em questão, rapidamente a informação será descartada.
3. Existem elementos obrigatórios?
Seguirmos as indicações do cliente sobre os elementos obrigatórios é crucial, pois evitamos alterações desnecessárias.
4. Tem referências que considere relevantes?
Se o cliente tiver referência visual do que quer ou até do que não quer, é meio caminho andado para a solução ideal. Essa referência dirá muito sobre o tipo de trabalho que deixará o cliente satisfeito. As referências não têm de ser da mesma área do projeto. Servem apenas para inspirar.
Para alguns os briefings são uma perda de tempo, para nós na Macro Makers é algo essencial. Permitem conhecer melhor o cliente, evitam mal-entendidos e contribuem para um projeto de sucesso.
Clientes felizes, equipa feliz!
VOLTARPretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades
Macro Makers
Em Aveiro e em Lisboa
a pensar no seu negócio!
Tanto a partir da Veneza de Portugal como da cidade das 7 colinas, mantemos uma relação de proximidade com os nossos clientes e estamos sempre disponíveis para os ajudar a elevar a sua comunicação a outro nível.
Blog