A importância das cores numa campanha publicitária - Macro Makers

A importância das cores numa campanha publicitária

2022-06-15

A importância das cores numa campanha publicitária

Sabia que a escolha da cor numa campanha publicitária pode fazer toda a diferença na perceção da mensagem?

Convivemos diariamente com diversos meios de comunicação que utilizam as cores para transmitirem a sua mensagem. Assim, a cor é capaz de nos afetar tanto a nível psicológico como emocional.

A comunicação visual é a maneira de comunicar através de elementos visuais, como por exemplo, através de fotografias, cores, imagens ou vídeos, e é essencial para compreender a informação de forma fácil e rápida.

A publicidade está presente em meios tradicionais, como a televisão, a rádio, a imprensa (jornais, revistas, catálogos, panfletos e flyers), na publicidade ao ar livre (mupis, outdoors, banners) e na publicidade digital (websites e redes sociais). Tem como objetivo apresentar, informar, persuadir, ganhar notoriedade de forma a aumentar as vendas do produto ou serviço.

Muitas cores têm qualidades associadas e, por isso, é fundamental perceber o significado que lhes está associado e de que forma as devemos utilizar, para transmitir a mensagem desejada.
 

Passemos então por perceber o significado geral das cores.

 

Vermelho

É essencialmente associado ao calor, amor, paixão, erotismo, sedução, desejo, alegria, energia ou luxo. Pelo contrário, é associado ao perigo, proibição, fogo, ódio, guerra, violência e agressividade.

Nas campanhas publicitárias, o vermelho pode ser utilizado para despertar a atenção de um detalhe.

Verde

Está relacionado com a natureza, fertilidade, crescimento, saúde, esperança, higiene, frescura, liberdade e serenidade.

Normalmente, é utilizado em áreas relacionadas com o ambiente, reciclagem e ecologia.

Azul

Representa o mar, o céu, o frio, a frescura, a água, a amizade, a harmonia, a paz, assim como, a frieza, a indiferença e a hostilidade.

Normalmente é utilizado para produtos relacionados com medicamentos e limpeza.

Amarelo

Representa o sol, a luz, a alegria, a riqueza e o ouro. Pelo contrário, representa a doença, a loucura, a mentira ou traição.

É utilizado em produtos relacionados com o sol e calor, por exemplo, o protetor solar.

Rosa

Retrata carinho, amor, romance, ternura, vaidade, infância, charme, sensibilidade e é associada à representação do feminino.

Está presente, essencialmente, em produtos ou serviços femininos, tais como, a moda e beleza.

Laranja

É uma cor exótica, equivalente ao amarelo, que também representa o sol, calor, luz, alegria, criatividade, atração, entusiasmo e sucesso. Pelo contrário, representa o perigo, a privação, a frustração e a imaturidade. Relaciona-se, essencialmente, com produtos aromáticos (pêssego, cenoura, laranja).

Preto

O preto é das cores mais perigosas. Tanto representa a elegância, a modernidade e a autoridade como, pelo oposto, pode representar a morte, o inferno, o diabo ou a escuridão.

Branco

Remete à luz, pureza, clareza, honra, simplicidade, verdade, paz, glória e higiene. Normalmente é utilizada para destacar informação importante.

 

Mas será que as o significado das cores é universal?

Não. O significado das cores muda consoante a evolução dos tempos e varia de cultura para cultura.

Desta forma, quando pensamos num tema que queremos abordar, é necessário conhecer o público a quem a mensagem é dirigida.  Após essa análise detalhada, pode então ser feita a escolha de cores a ser utilizadas na campanha publicitária.

É importante salientar que nas campanhas publicitárias não devem ser utilizadas mais de três cores diferentes, para evitar ruído e criar harmonia entre a mensagem, a imagem e as cores.

 

Em síntese, as cores só têm significado quando são utilizadas com contexto.

Está com medo de errar na seleção de cores para transmitir a sua mensagem? Dê uma vista de olhos nos nossos Serviços de Design e veja como é fácil!

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