2020-08-13
Estas e outras questões respondidas a seguir num conjunto de perguntas comuns sobre o algoritmo e das quais o Instagram forneceu as respostas que todos esperávamos.
1. Fotos e vídeos são tratados da mesma forma
Essencialmente, o algoritmo do Instagram priorizará o tipo de conteúdo com o qual o utilizador mais interage - por isso, se ele passar mais tempo a visualizar vídeos, é provável que surjam mais conteúdos de vídeo no seu feed.
O formato vídeo poderá ser interessante para as marcas, pois este conteúdo atrai automaticamente um período de visualização mais longo devido ao seu formato estendido.
Provavelmente já reparou que na página "Explorar" do Instagram, os vídeos têm uma dimensão 4 vezes maior relativamente às fotos. O que é uma grande vantagem quando se trata de atrair maior engajement relativamente a este tipo de conteúdo.
2. Interações falsas não contam
Graças ao algoritmo de aprendizagem de máquina do Instagram, as interações falsas (como o uso de bots ou pods de comentários) muito provavelmente serão identificadas e classificadas como tal.
Segundo os programadores do algoritmo do Instagram, a melhor maneira de criar um engagement sustentável é agir de forma autêntica e transparente na plataforma.
3. Todos os comentários, independentemente do comprimento dos mesmos, contam como engagement
Um dos mitos mais antigos sobre o algoritmo do Instagram é que ele não atribui relevância a comentários com menos de três palavras. Na verdade, todos os comentários são tidos em consideração, mesmo aqueles que só contenham apenas um ou dois emojis.
Os comentários são um importante indicador de engajement para o algoritmo do Instagram, o que remete para a importância de, no caso dos utilizadores criarem posts, estes terem o cuidado de responder aos respetivos comentários regularmente. Além de manter as conversas ativas nos posts, mostram ao público o estão a ler, o que pode ser importante para promover interações futuras.
4. Todos os tipos de conta (pessoal, comercial ou criador) são tratados da mesma forma
Por vezes os que desejam mudar de um perfil pessoal para um perfil comercial, têm a preocupação de que isso possa afetar seu engagement.
O Instagram confirmou que para o algoritmo, todos os tipos de conta são tratados da igual forma.
De facto, tudo depende dos utilizadores individuais, pois se eles interagirem regularmente com o nosso conteúdo, é provável que tenhamos uma classificação mais alta no feed do Instagram deles.
5. Os primeiros 30 minutos após a publicação não determinam a classificação do mesmo
Um dos maiores boatos a que o Instagram pôs termo foi o de que "os primeiros 30 minutos após a publicação são os mais importantes para o engagement no Instagram".
Os posts não são priorizados pelo algoritmo apenas porque eles obtêm mais engagement nos primeiros 30 minutos. O algoritmo ainda mostrará o conteúdo para os utilizadores que interagem regularmente com ele, o que significa que ele ainda poderá ganhar força, mesmo após os primeiros 30 minutos de publicação.
No entanto, o melhor mesmo é agendar os posts em horários otimizados, pois é a melhor maneira de atingir o público-alvo quando eles têm maior probabilidade de comentar e gostar desse conteúdo e não quando estão mais ocupados.
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Fontes:
- Later - https://later.com
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