Café das 10

Tendências do Design Gráfico 2021 - Parte 1

Publicado por Macro Makers em 2021-04-28 às 10:00

Tendências do Design Gráfico 2021 - Parte 1

Vamos conhecer as tendências do design gráfico para 2021 e ficar a par dos elementos gráficos que irão arrasar na comunicação das marcas.

Devido à mudança drástica que ocorreu em 2020 para milhões de pessoas em todo o mundo, com o surgimento da pandemia, as pessoas e as empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade e isso refletiu-se nas tendências de design e na relação das marcas com os seus clientes.

Existem certos elementos de webdesign associados à rapidez de carregamento, à navegação fácil, ao aumento da segurança, bem como ao aumento da poupança de energia e ao modo escuro que protege os olhos. As últimas tendências do design gráfico estão a ser trabalhadas para se adaptarem a esses aspetos, resultando numa melhor experiência para os utilizadores.

E não é só relativamente ao design de websites que nos estamos a referir, é também sobre o branding dos negócios, logótipos, marketing, ilustração e em todas as áreas em que o design gráfico esteja presente.

Com base em investigação e experiência, estas são as previsões para as tendências e modas populares de design de 2021:

1. 3D

Esta tendência não é propriamente nova, mas está cada vez melhor. Aproveitou ao máximo os avanços tecnológicos e os recursos de software mais modernos, como o crescimento da realidade aumentada e da realidade virtual. Esta tendência popular caminhará em direção a elementos realistas que confundirão o digital e o físico.

As formas 3D tenderão a tornar-se como dominantes na página inteira de um website e não apenas respeitantes a pormenores.

A tendência de combinar fotografias com elementos ilustrativos também está a influenciar o 3D.

Já outros apostam em movimento e animação, com o intuito de se destacarem dos demais.

As formas 3D não são apenas um mérito artístico, também envolvem a audiência, captando a sua atenção e contribuem para diminuir a taxa de rejeição.

2. Emojis

Os emojis permitem aos designers adicionar emoção a várias formas de comunicação, online ou offline, tornando o seu tom de voz mais cativante e, por vezes, permitindo que estes assumam o papel central da comunicação. Por estas razões, o uso de Emojis no design é, provavelmente, um must have nos próximos anos.

É tempo de se ser criativo com estes elementos e de se pensar em desenvolver técnicas e estilos diferentes para a sua criação e incorporação no design. A principal vantagem no seu uso é que as pessoas os conhecem e gostam deles. Agora o importante é tirá-los das suas zonas de conforto e tentar passar a mensagem de forma clara.

3. Inspiração na natureza

As tendências do design orgânico, mais suave e natural têm surgido lentamente. A ideia de imitar a natureza, luzes naturais, tons terrosos mais suaves, gradientes naturais, texturas de madeira ou pedra, por exemplo, encaixa-se nas tendências do minimalismo.

Um efeito colateral da situação pandémica é a sede pela natureza. O isolamento em casa fez com que as pessoas tivessem mais desejo de estar ao ar livre. O que é uma oportunidade para designers comerciais, que podem levar aos seus clientes elementos da natureza para estes se sentirem mais próximos dela. As qualidades essenciais da natureza são adequadas para todo o tipo de projetos, técnicas e campos comerciais.

4. Ilusão de ótica

Este tipo de design é ideal para prender a atenção da audiência e ficar mais tempo no website. Quando a imagem que o cérebro recebe não funciona exatamente como achamos que deveria, vamos estar algum tempo a tentar decifrar a própria imagem. Quanto mais olhamos, mais precisamos de olhar. E quanto mais tentamos resolver, mais tempo precisamos para resolver todo o esquema por trás deste design.

Se a marca for relacionada com a ideia de movimento, estranheza ou espiritualidade, ou mesmo se for só para o design se destacar e para ter o fator “wow”, então vale a pena considerar a ilusão de ótica.

Mas atenção! A complicação excessiva não é boa. É necessário pensar se o design realmente funciona, se é apropriado, ou se é arrogante e confuso. Esta ilusão deve adicionar algo ao design e não tirar a essência só para parecer algo selvagem.

Fontes:

cafedas10.pt