Café das 10

Factos Sobre Marketing Digital em 2020 - Parte 1

Publicado por Macro Makers em 2020-10-20 às 10:00

Factos Sobre Marketing Digital em 2020 - Parte 1

Uma das tarefas fundamentais de qualquer departamento de marketing é conhecer o comportamento dos utilizadores e saber quais as tendências de mercado do momento.

Seguem-se alguns factos, estatísticas, curiosidades dos tempos atuais:

SEO:

  • 93% de todas as interações online começam através de um motor de busca.
    Isso demonstra o quão importante é investir em práticas adequadas de SEO, pois isso permite aumentar a classificação do nosso website no Google e em outros motores de busca, o que poderá traduzir-se em mais tráfego orgânico.
  • O Google obtém mais de 77.000 pesquisas a cada segundo.
    Isto traduz-se em pelo menos 2 triliões de pesquisas em um ano!
  • O Google é responsável por 96% de todo o tráfego de pesquisa em smartphones e 94% do tráfego orgânico total.
  • As empresas que possuem um blog obtêm 55% mais tráfego na web.
  • 72% dos profissionais de marketing digital consideram a criação de conteúdo de alta qualidade como sendo a tática de SEO mais eficiente.
    Com conteúdo relevante, temos uma melhor oportunidade de fomentar a confiança no nosso público, podendo ele se traduzir em leads.

Redes Sociais:

  • Existem cerca de 3,2 biliões de utilizadores de redes sociais que estão ativos todos os dias, o que se traduz em cerca de 42% da população.
    Com o marketing digital, as empresas podem alcançar novos patamares e chegar a um público maior.
  • Em média, 2 horas e 22 minutos são gastos nas redes sociais todos os dias.
  • 71% dos clientes que afirmam ter tido uma boa experiência com uma marca através das redes sociais, admitem que provavelmente a recomendariam a outros.
  • 84% das pessoas com acesso à internet usam as redes sociais.
  • 90% dos norte-americanos entre 18 e os 29 anos usam as redes sociais.
  • O utilizador médio de redes sociais tem 8,3 contas sociais diferentes.
    Esse número sobe para 9,4 contas sociais para utilizadores de 16 a 24 anos.
  • 60% das pessoas dizem que assistiram a um vídeo no Facebook, Twitter, Snapchat ou Instagram no mês anterior.
  • 13% dos utilizadores de redes sociais dizem que um botão "Comprar" aumentaria a sua probabilidade de compra nas redes sociais.

Facebook:

  • O live está a tornar-se uma ferramenta vital para os profissionais de marketing.
    42% deles já desenvolveram uma estratégia respeitante a esta ferramenta.
  • A aposta no Facebook pelos profissionais de marketing nos EUA registou um ligeiro aumento de 86,3% em 2018 para 86,8% em 2019.
    Esse número provavelmente chegará a 87,1% em 2020.
  • 58% dos utilizadores norte-americanos dizem que ficaram mais interessados numa marca depois de a ver nos Facebook Stories.

Instagram:

  • Entre os cerca de 1000 Milhões de utilizadores ativos mensais do Instagram, 90% seguem uma empresa na plataforma.
    Sugere que este público anseia por ouvir de e sobre as marcas.

Twitter:

  • 79% dos utilizadores norte-americanos do Twitter gostam de descobrir o que há de novo.
    Esta é considerada como a melhor plataforma para descoberta pelo público deste país.

Pinterest:

  • 77% dos Pinners semanais descobriram uma nova marca ou produto na plataforma.
  • 75% dos utilizadores do Pinterest estão “muito interessadas” em novos produtos.
    Em comparação com 55% dos utilizadores de outras plataformas sociais.
  • 83% dos Pinners semanais fizeram uma compra com base no conteúdo que viram de marcas no Pinterest.

LinkedIn:

  • O LinkedIn provou ser uma plataforma eficaz para geração de leads e aquisição de clientes.
    Na verdade, é 277% mais eficaz do que o Facebook na geração de leads.

Fontes:

cafedas10.pt