Café das 10

Desenvolvimento de Websites - Parte 5: SEO vs SEA

Publicado por Macro Makers em 2020-04-03 às 10:00

Desenvolvimento de Websites - Parte 5: SEO vs SEA

O que é mais importante? Otimização para motores de busca (SEO) ou publicidade em motores de busca (SEA)?

Um website pode proporcionar uma boa experiência de navegação mas, antes disso, tem de ser encontrado por potenciais visitantes e clientes.

Então como fazer com que apareça nos primeiros resultados de pesquisa nos motores de busca?

É exatamente para isso que servem a otimização para motores de busca (SEO) e a publicidade em motores de busca (SEA), ramos do marketing digital.

A otimização para motores de busca é um conjunto de parâmetros e procedimentos que visa aumentar a quantidade e qualidade de visitas a um website, com origem nos resultados orgânicos das pesquisas realizadas em motores de busca, ou seja, sem recurso a anúncios pagos.

A publicidade em motores de busca baseia-se em campanhas de anúncios pagos que surgem no topo dos resultados das pesquisas neles realizadas ou em páginas afiliadas, a chamada rede display.

Qual tem maior impacto?

  • A publicidade em motores de busca, sendo paga, tem naturalmente maior impacto, logo a curto prazo, dependendo sempre do orçamento disponibilizado.

Então para quê a otimização para motores de busca?

  • A otimização para motores de busca, idealmente implementada no desenvolvimento do website (na sua programação e no seu conteúdo), não implicará aí custos acrescidos.
  • O seu resultado demora mais tempo a surgir, dependendo muito da concorrência existente, mas quando bem implementada tem uma influência positiva no próprio custo dos anúncios pagos (em concreto no Google).
  • Para além disso o seu impacto não desaparece com o fim de uma campanha de anúncios, como no caso da publicidade em motores de busca.

Se o website aparecer em primeiro lugar dos resultados orgânicos do motor de busca, para quê anúncios pagos?

  • Para empurrar a concorrência para fora do ecrã. Se tiver um anúncio pago e estiver no topo dos resultados orgânicos, irá ocupar uma boa parte do ecrã e transmitirá grande confiança a quem faz a pesquisa, conseguindo grande percentagem de visitas em relação a essa concorrência.
  • Porque poderá não estar bem posicionado para todas as palavras chave em que se quer posicionar. Pode aparecer no topo de algumas pesquisas e noutras não.

otimização para motores de busca (SEO) e a publicidade em motores de busca (SEA) são complementares.

Publicações anteriores relacionadas:

Fique em casa ;)

cafedas10.pt