Café das 10

Como Utilizar o Pinterest Enquanto Ferramenta de Marketing - Parte 1

Publicado por Macro Makers em 2021-03-04 às 10:00

Como Utilizar o Pinterest Enquanto Ferramenta de Marketing - Parte 1

O que torna o Pinterest uma opção interessante como ferramenta de marketing é o facto de que as pessoas que o usam interagirem realmente com ele.

Quando comparado a outras redes sociais como o Facebook, o Youtube ou o Instagram, o Pinterest é o "parente mais pobre". Mas o que o torna uma opção interessante é o facto de que as pessoas que o usam interagirem realmente com ele. O que significa que existe uma hipótese maior de fazer as pessoas acederem no nosso website a partir do Pinterest.

Abaixo seguem os primeiros benefícios de usar o Pinterest para efeitos de marketing.

1. Distribuir o nosso conteúdo

85% dos pinners procuram e preferem conteúdo visual. Isso torna o Pinterest um lugar excecionalmente forte para distribuir todos os tipos de conteúdo, incluindo conteúdo de blog escrito. Ao contrário do Instagram, os utilizadores podem clicar em links diretos para o website do negócio ou blog.

No Pinterest, nós partilhamos conteúdo em painéis do Pinterest. Os painéis salvam todos os seus Pins e distribuem o nosso conteúdo para que seus seguidores explorem. Podemos ter quantos painéis quisermos e eles podem ser organizados por temas, ideias, planos ou tipos de inspiração para tornar mais fácil para o nosso público encontrar o conteúdo que ele procura.

Também podemos convidar pessoas para participarem nos nossos painéis - o que tornará o nosso painel um “painel de grupo” - se quisermos que outros colaboradores adicionem conteúdo que eles acreditem que funciona com o tema do nosso painel. Essa é uma ótima maneira de aumentar o engagement no nosso perfil.

2. Construir uma comunidade

Comunidades online reúnem pessoas com ideias semelhantes e servem como centros úteis para negócios.

Com uma comunidade do Pinterest, podemos contar com os nossos seguidores e fãs para interagir com os nossos painéis, consumir o nosso conteúdo, chegar ao nosso website - gerando tráfego para o mesmo e podendo mesmo vir a ser nossos clientes.

2.1. Como construir a nossa comunidade de seguidores no Pinterest

Embora possamos pesquisar e adicionar amigos específicos através do seu nome, conta do Facebook, entre outros, isso consome tempo e torna quase impossível aumentar substancialmente o número de seguidores.

Em vez disso, podemos considerar os seguintes métodos para construir a nossa base de fãs e seguidores no Pinterest:

  • Promover a nossa conta no Pinterest através de outras redes sociais;
  • Seguir contas que poderão seguir-nos de volta;
  • Usar palavras-chave e hashtags nos posts;
  • Pedir a influencers para publicar novamente parte do nosso conteúdo para ganhar a atenção dos seus seguidores;
  • Investir em anúncios no Pinterest.

Fontes:

 

cafedas10.pt