Café das 10

O Pinterest e o Potencial Para os Negócios

Publicado por Macro Makers em 2021-02-25 às 10:00

O Pinterest e o Potencial Para os Negócios

Sabia que o Pinterest conta com mais de 320 milhões de utilizadores, sempre à procura de conteúdos inspiradores? Além disso, o utilizador médio gasta mais de 14 minutos por visita na plataforma, deixando claro que se trata de um público bastante envolvido com os conteúdos.

O Pinterest é uma rede social visual que ajuda os utilizadores a encontrar ideias e referências para experimentar nas suas vidas, através de imagens e onde podemos inserir descrições nos posts (pins) e inserir links que levam os utilizadores para outros destinos, como o nosso blog, website ou outras redes sociais.

Nas estratégias de Marketing Digital o Pinterest pode ajudar a aumentar o engagement e as conversões em negócio.

Ao publicar ideias inspiradoras e interagir com os utilizadores, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, estreitar o relacionamento com eles e direcioná-los para os seus websites.

Além disso, as marcas conseguem influenciar as decisões de compra dos consumidores, que estão dispostos a comprar aquilo que encontram no Pinterest.

Algumas estatísticas relativas aos utilizadores do Pinterest são reveladoras da força que este pode exercer no seu consumo:

  • 84% utilizam o Pinterest quando estão a decidir o que comprar;
  • O conteúdo das marcas é relevante para 78% dos utilizadores;
  • 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest;
  • 59% dos utilizadores compraram algo que visualizaram no Pinterest, enquanto que no Facebook, o número de compras desce para os 33%;
  • 47% dos utilizadores do Pinterest acederam ao website da marca especificamente para fazer compras, tornando o Pinterest quatro vezes mais eficaz na geração de vendas do que outras redes sociais;
  • 77% descobriram novas marcas ou produtos no Pinterest.

Outra pesquisa sobre os utilizadores do Pinterest nos EUA revela que: 1 em cada 2 milennials usam o Pinterest, o que mostra o poder da rede com as novas gerações.

E será que o Pinterest é apenas para as mulheres?

Sim, elas são a maioria do público - cerca de 70%, mas o público masculino também está a surgir por lá: 40% dos novos utilizadores são homens e 1 em cada 3 pais nos EUA usam o Pinterest.

Comparando com outras redes sociais, o tempo de vida dos posts no Pinterest é maior do que o de outras redes: enquanto que no Twitter e no Facebook os posts mantêm-se durante algumas horas no feed, variando de acordo com o engagement dos mesmos, no Pinterest os posts podem ser exibidos, em média, durante 30 dias.

Fontes:

cafedas10.pt