Café das 10

Marketing Sazonal

Publicado por Macro Makers em 2021-01-20 às 10:00

Marketing Sazonal

O marketing sazonal é um tipo de marketing que apenas se põe em prática em datas ou épocas especiais, como o Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia dos Namorados, entre outros.

Todas as equipas de marketing sabem que o primeiro passo a dar qualquer que seja a área é fazer um plano de ação detalhado, com todos os pormenores sobre os conteúdos e datas. Assim, não devem ser esquecidas as datas especiais, pois a sua comemoração pode fazer toda a diferença e ajudar a alavancar a sua marca. A isto chamamos de marketing sazonal.

Pegue no bloco de notas e aponte tudo, pois o Dias dos Namorados e o Carnaval estão quase a chegar e esta pode ser uma boa forma para colocar em prática todas estas dicas.

Mas, afinal, o que é o marketing sazonal?

Tal como o próprio nome indica, marketing sazonal é um tipo de marketing que apenas se põe em prática em datas ou épocas especiais, como o Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia dos Namorados, entre outros. Normalmente, as marcas apostam neste tipo de estratégia, pois são ótimas oportunidades para melhorar e aumentar a sua visibilidade e aumentar as próprias vendas, bem como afirmar a identidade da marca.

Desta forma, como se trata de uma estratégia temporária e apenas para uma data específica, alguns pontos que devemos ter em conta para obter sucesso são:

  • Escolha as datas relevantes e garanta que sabe bem quem é o seu target: escolha as datas estrategicamente e que sabe, de análises anteriores, que terá uma adesão maior do seu target, nessas alturas. Por outro lado, é importante compreender quem é o seu público e que tipo de conteúdo é que gera maior ou menor interação. Desta forma, certamente, obterá uma interação positiva.
  • Defina objetivos: defina antecipadamente quais são os seus objetivos para a campanha, por exemplo se é vender mais, ganhar maior visibilidade, fidelizar clientes, entre outros. Esta definição vai, posteriormente, determinar todos os passos a dar na campanha, assim como na sua mensagem e storytelling.
  • Planeie com antecedência: planear antecipadamente deve ser sempre um princípio de base qualquer que seja a estratégia a adotar, mas no marketing sazonal faz ainda mais sentido. Esse planeamento detalhado, permite que surjam ainda mais ideias e tenha tempo de as trabalhar ao pormenor. Por outro lado, garante que a comunicação adotada seja ainda mais clara e objetiva, permitindo antecipar qualquer problema e pensar em planos B e C.
  • Defina uma mensagem clara para a campanha e produza conteúdo que envolva o seu target:  como se tratam de datas comemorativas, aliar o tema da data a um storytelling é sempre uma boa forma para comunicar a sua campanha. Assim, pense claramente na mensagem e emoções que quer transmitir e na história envolvente para que possa garantir a interação com o cliente.
  • Analise os resultados: como em qualquer estratégia de marketing, importa que no final do lançamento de uma campanha ou ação analise e meça os resultados mediante os objetivos previamente definidos.

Fontes:

cafedas10.pt