Marketing Digital: Uma Solução Para Contornar a Crise? - Macro Makers

Marketing Digital: Uma Solução Para Contornar a Crise?

2020-04-07

Marketing Digital: Uma Solução Para Contornar a Crise?

Diz o velho provérbio português: Quem não pode caçar com cão, caça com gato.

Este provérbio pode aplicar-se ao que acontece atualmente com muitos negócios por todo o mundo.

A pandemia do COVID-19 obrigou muitos negócios a interromper a sua atividade, o que pode levar a um efeito de bola de neve de produtos não vendidos, rendimentos não gerados, empregos postos em causa, etc., podendo os próprios negócios que demoraram anos a consolidar, ficarem comprometidos em poucos meses.

O investimento no digital poderá ser esse gato e a internet o novo campo de caça.

Apresentamos algumas sugestões que poderão ser encaradas como aquelas luzes ao fundo do túnel para muitos negócios:

  • Investir em websites e/ou loja online

Para os vários negócios que ainda não têm um website, esta é uma boa fase para centrar o foco nesta plataforma que poderá vir a ser atualmente, a principal e única montra visível de produtos e serviços para o público. Se mais pessoas estão ligadas à Internet do que antes, agora poderá ser a altura para lhes dar a conhecer o negócio.

Para os negócios que vendiam os seus produtos apenas em pontos físicos e atualmente se encontram impedidos de o fazer, uma loja online pode afigurar-se como uma excelente opção que pode garantir novos clientes e um maior alcance geográfico a nível de vendas.

  • Conhecer o seu Público-alvo

É essencial para definir qualquer estratégia: saber quais as redes sociais que mais utilizam, os seus hábitos e preferências. Uma forma de conhecer melhor o nosso público-alvo é aproveitar as redes sociais para lhe colocar questões, promovendo a interação e uma maior ligação com o mesmo.

  • Providenciar conteúdos de valor

Um dos fundamentos do marketing digital assenta em garantir conteúdo ao público-alvo sem a intenção de venda imediata, apostando no fomento de uma relação que depois poderá trazer os seus frutos: vendas, satisfação, fidelidade. A estratégia de conteúdo é ainda mais importante nesta fase, quando todos estão preocupados com a pandemia do COVID-19. Contribuir para a comunidade com conteúdos úteis é uma forma de ganhar notariedade e de fomentar a relação com o público-alvo.

  • Comunicar corretamente nas redes sociais

Se há quem pense que nesta altura se deve deixar de publicar nas redes sociais, desengane-se, pois isso só irá contribuir para que o negócio seja esquecido mais depresa. Mais do que nunca, importa perceber como o público-alvo está a reagir durante esta fase, interagindo com ele, para que o mesmo possa entender o contexto da nossa marca no meio desta altura difícil.

  • Humanizar a marca

Partilhar os bastidores do negócio também pode ajudar a fomentar a relação com o público-alvo.

  • Investir na geração de leads

Leads podem ser pessoas ou empresas que entraram em contacto com uma empresa e têm o potencial para se tornarem seus clientes. Mesmo que não haja concretização imediata de negócio após o contacto inicial, importa manter esse contacto na base de dados da empresa, para criar uma relação e gerar resultados no médio e longo prazo.

Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor em troca de de um registo, como por exemplo um e-book.

  • Investir em publicidade online

Não descurando a importância da construção da relação no longo prazo, estratégias de curto prazo são fundamentais para ganhar fôlego nesta fase. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google Adwords e/ou Facebook e Instagram Ads, medir os resultados e perceber o quanto se refletem em conversões: uma venda, um pedido de contacto, etc.

  • Definir objetivos e medir resultados

Antes das empresas avançarem para as suas estratégias digitais, seja com base nas redes sociais, publicidade, loja online, etc., importa definirem bem os objetivos. Quando as campanhas estiverem a decorrer, é importante ir monitorizando e medindo os resultados, de forma a perceber o sucesso das mesmas e determinar as próximas decisões.

Fontes:

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