2020-04-07
Este provérbio pode aplicar-se ao que acontece atualmente com muitos negócios por todo o mundo.
A pandemia do COVID-19 obrigou muitos negócios a interromper a sua atividade, o que pode levar a um efeito de bola de neve de produtos não vendidos, rendimentos não gerados, empregos postos em causa, etc., podendo os próprios negócios que demoraram anos a consolidar, ficarem comprometidos em poucos meses.
O investimento no digital poderá ser esse gato e a internet o novo campo de caça.
Apresentamos algumas sugestões que poderão ser encaradas como aquelas luzes ao fundo do túnel para muitos negócios:
Para os vários negócios que ainda não têm um website, esta é uma boa fase para centrar o foco nesta plataforma que poderá vir a ser atualmente, a principal e única montra visível de produtos e serviços para o público. Se mais pessoas estão ligadas à Internet do que antes, agora poderá ser a altura para lhes dar a conhecer o negócio.
Para os negócios que vendiam os seus produtos apenas em pontos físicos e atualmente se encontram impedidos de o fazer, uma loja online pode afigurar-se como uma excelente opção que pode garantir novos clientes e um maior alcance geográfico a nível de vendas.
É essencial para definir qualquer estratégia: saber quais as redes sociais que mais utilizam, os seus hábitos e preferências. Uma forma de conhecer melhor o nosso público-alvo é aproveitar as redes sociais para lhe colocar questões, promovendo a interação e uma maior ligação com o mesmo.
Um dos fundamentos do marketing digital assenta em garantir conteúdo ao público-alvo sem a intenção de venda imediata, apostando no fomento de uma relação que depois poderá trazer os seus frutos: vendas, satisfação, fidelidade. A estratégia de conteúdo é ainda mais importante nesta fase, quando todos estão preocupados com a pandemia do COVID-19. Contribuir para a comunidade com conteúdos úteis é uma forma de ganhar notariedade e de fomentar a relação com o público-alvo.
Se há quem pense que nesta altura se deve deixar de publicar nas redes sociais, desengane-se, pois isso só irá contribuir para que o negócio seja esquecido mais depresa. Mais do que nunca, importa perceber como o público-alvo está a reagir durante esta fase, interagindo com ele, para que o mesmo possa entender o contexto da nossa marca no meio desta altura difícil.
Partilhar os bastidores do negócio também pode ajudar a fomentar a relação com o público-alvo.
Leads podem ser pessoas ou empresas que entraram em contacto com uma empresa e têm o potencial para se tornarem seus clientes. Mesmo que não haja concretização imediata de negócio após o contacto inicial, importa manter esse contacto na base de dados da empresa, para criar uma relação e gerar resultados no médio e longo prazo.
Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor em troca de de um registo, como por exemplo um e-book.
Não descurando a importância da construção da relação no longo prazo, estratégias de curto prazo são fundamentais para ganhar fôlego nesta fase. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google Adwords e/ou Facebook e Instagram Ads, medir os resultados e perceber o quanto se refletem em conversões: uma venda, um pedido de contacto, etc.
Antes das empresas avançarem para as suas estratégias digitais, seja com base nas redes sociais, publicidade, loja online, etc., importa definirem bem os objetivos. Quando as campanhas estiverem a decorrer, é importante ir monitorizando e medindo os resultados, de forma a perceber o sucesso das mesmas e determinar as próximas decisões.
VOLTARFontes:
- Pequenas Empresas e Pequenos Negócios - https://revistapegn.globo.com
- Resultados Digitais - https://resultadosdigitais.com.br
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