Café das 10

Já Conhece o Google Tag Manager?

Publicado por Macro Makers em 2020-10-08 às 10:00

Já Conhece o Google Tag Manager?

Com o Google Tag Manager, é possível configurar a monitorização de visitas ao website, as conversões, os cliques e outras métricas de interesse.

Se ainda não conhece o Google Tag Manager, está na hora certa para se atualizar!

Esta poderosa ferramenta da Google permite medir tudo o que os visitantes fazem num website através da configuração da monitorização de visitas ao site, de conversões, de cliques e de outras métricas de interesse. É uma excelente ferramenta do ponto de vista do marketing, permitindo centralizar vários serviços da Google com ele relacionados.

Conceitos essenciais sobre o Google Tag Manager

Antes de criar uma conta Google Tag Manager recomendamos conhecer todos os conceitos básicos que formam parte desta ferramenta. São eles:

  • Contentor: Trata-se do espaço onde iremos realizar todas as medições. Este é o local onde deveremos instalar o código Google Tag Manager. Importante: Numa só conta poderão estar associados vários contentores;
  • Etiquetas/Tags: As etiquetas são pedaços de código adicionados ao website que têm o objetivo de acompanhar uma ação e enviar as informações de análise que queremos conhecer;
  • Acionadores/Triggers: Para que as etiquetas cumpram a sua função, é necessário definir os acionadores. Estes detetam determinados eventos no contentor e ativam a etiqueta;
  • Variáveis: As variáveis são, principalmente, os valores que se usam tanto nos ativadores como nas etiquetas.

Como configurar o Google Tag Manager numa página web?

  • Aceder https://tagmanager.google.com e criar uma conta;
  • Fazer a configuração inicial da conta (nome da conta, dados do “contentor”, entre outros);
  • Inserir o snippet (script) do Tag Manager no seu site;
  • Criar variáveis: Incorporadas ou definidas por si;
  • Criar Triggers;
  • Criar Tags (Tag de Pageview e Tag de Conversão).

É importante saber que, independentemente do Google Tag Manager facilitar o trabalho e otimizar tempos, requer o reconhecimento de outras ferramentas relacionadas. Como tal, antes de utilizá-la, é indispensável ter o mínimo de conhecimento digital para a análise dos dados.

Se quer investir numa ferramenta eficiente e de confiança, conte com a Macro Makers para o ajudar!

cafedas10.pt