Café das 10

Dia Internacional do Café - A Relação Benéfica Entre o Café e a Produtividade no Trabalho

Publicado por Macro Makers em 2021-04-14 às 10:00

Dia Internacional do Café - A Relação Benéfica Entre o Café e a Produtividade no Trabalho

Neste Dia Internacional do Café vamos descobrir a relação benéfica entre o café e a produtividade no trabalho.

Não poderíamos deixar passar esta importante data sem referir a importância que o consumo de café pode ter nas pausas a meio da manhã e da tarde e no desempenho das nossas atividades laborais diárias.

Bom café, bom trabalho e boas leituras!

As pausas no trabalho são obrigatórias e, nesse sentido, qual é que é a prática recorrente, seja em ambiente de escritório, loja, fábrica, escola, oficina, transporte de passageiros e mercadorias, entre outros?

São os lanches e lá está: o café, claro!

Muitos são aqueles que aproveitam esse importante momento para socializar um pouco por entre uns golos de café. Um gesto simples que pode contribuir e muito para que se consiga melhorar o nosso rendimento no trabalho, sabia?

Todas as empresas procuram garantir mais produtividade, mas nem sempre esse objetivo é conseguido, pois isso representa um enorme desafio e em muitos casos, uma máquina de café pode fazer uma grande diferença.

Um estudo realizado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine comprovou que existe uma relação direta positiva entre o consumo de cafeína dos funcionários de uma determinada empresa e o aumento da sua produtividade e, consequentemente, da empresa, garantindo um bom desempenho global.

De acordo com o mesmo estudo, a pausa por si só já garante ao funcionário um reforço da energia e do foco, o que permite um retomar das atividades de forma mais competente e produtiva. A acrescentar, se a essa pausa for associado o consumo de uma chávena de café, então o benefício é ainda superior.

A cafeína presente no café gera efeitos positivos no organismo que contribuem para o aumento da memória e da concentração e isso traduz-se numa clara redução dos erros e num aumento de produtividade.

Investigações realizadas nos EUA e na Dinamarca revelaram que, quando a pausa para o café é proporcionada pelas empresas, gera uma grande diferença na motivação das pessoas e isso influencia positivamente o rendimento dos colaboradores.

A Keurig Incorporated conduziu um estudo que conclui que 37% dos vários trabalhadores entrevistados preferem ter um café fresco no escritório, disponibilizado diariamente, do que ter uma festa oferecida pela empresa no fim do ano. Também se constatou que 3 em cada 5 funcionários consideram que esses pequenos benefícios fazem com que se sintam bem mais valorizados pela empresa, logo trabalham mais motivados e estão mais aptos a dar o seu melhor nas tarefas. Nesse mesmo estudo é revelado que 84% dos funcionários entendem que as pausas não são apenas importantes, são indispensáveis. Além disso, 90% dos funcionários assinalaram que a empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar dos funcionários quando oferece café de qualidade.

Fontes:

cafedas10.pt