Café das 10

Dia Internacional do Amigo

Publicado por Macro Makers em 2020-07-30 às 10:00

Dia Internacional do Amigo

Pesquisámos as 10 qualidades que distinguem um verdadeiro amigo dos outros. Quem completar a checklist já merece um café :)

Sérgio Godinho canta e repete “Hoje fiz um amigo, coisa mais preciosa no mundo não há”. E muitos de nós dizemos que temos poucos amigos, mas bons. E isso tem uma razão de ser.

Neste dia especial em que homenageamos os nossos verdadeiros companheiros para a vida, iremos elencar 10 qualidades que distinguem um verdadeiro amigo dos outros.

Ri-se connosco e de nós

Um verdadeiro amigo partilha connosco os momentos de felicidade. Não tenta obter para si o centro das atenções e é genuíno na forma como fica feliz por nós.

Quando se ri de uma situação mais constrangedora em que estivemos envolvidos, não existe maldade ou gozo nas suas gargalhadas. Ele relativiza a situação e ajuda-nos a ver o lado cómico do acontecimento.

Chora connosco e por nós

É também aquele que partilha a sua dor, sem a relativizar, mas também sem exagerar.

Quando somos nós que estamos numa fase menos boa, não está com rodeios a perguntar se precisamos de ajuda, ele atua logo. Conhece-nos de tal forma, que sabe que não vão ser as “palmadinhas nas costas” que nos vão confortar, mas sim uma conversa sincera e/ou um passeio para espairecer.

É frontal

O verdadeiro amigo é aquele que não se inibe de nos apontar os erros de uma forma construtiva e justa e fá-lo sem nos “deitar abaixo” e sem exageros.

Valoriza e identifica-se com as nossas virtudes, por outro lado também nos aconselha a seguir rumos diferentes quando tem a noção de que as nossas opções poderão não ser as mais acertadas.

Não faz julgamentos

Apesar de detetar o erro, este amigo não nos irá apontar o dedo caso decidamos continuar no mesmo caminho. Pode não concordar com as opções tomadas, mas irá guardar o nosso segredo e não nos irá “rotular” apenas com base num erro.

Não irá contar o segredo no nosso grupo de conhecidos ou outros amigos, pois sabe que a lealdade e a confiança são virtudes que demoram a conquistar, mas que se podem perder em apenas cinco segundos.

É recíproco

A amizade demora a conquistar-se e é um esforço bilateral. Aos nossos amigos, dedicamos-lhes parte do nosso tempo, mas este tipo de dedicação tem que partir também do outro lado.

O verdadeiro amigo não é aquele que fica à espera que o outro lhe ligue a perguntar se quer ir tomar café, mas que também tem a iniciativa e arranja espaço na sua agenda para estar com o seu amigo.

Sabe ouvir

Nem toda a gente tem paciência para ouvir os nossos desabafos, mas um amigo de verdade estará sempre disponível para nos ouvir.

Para além de ter essa disponibilidade para nós, ele ouve realmente aquilo que estamos a dizer e irá fazê-lo com toda a paciência do mundo.

Perdoa

Pode até doer, pode demorar a passar, mas sabemos que um verdadeiro amigo consegue perdoar quase tudo e por vezes, nem é preciso pedir perdão, nem ouvir ele a dizer que nos perdoa.

Ele não repisa os acontecimentos. Discute-se o assunto amigavelmente e segue-se em frente.

Ao seu lado podemos ser quem realmente somos

Nem sempre mostramos o nosso melhor lado. Podemos ser incoerentes, ter a mania ou mau feitio e dizer disparates, mas o verdadeiro amigo respeita a nossa estranha forma de ser e de estar.

Quando estamos com ele podemos ser nós próprios com os nossos defeitos e virtudes, estamos mais soltos e mais relaxados, pois ele nunca irá julgar nenhuma das nossas ações, nem nenhuma das nossas palavras.

Mantém o contacto

O amigo de verdade vai manter contacto, mesmo quando houver distância entre nós. Ele faz o possível para conversar, mesmo quando não é algo tão simples.

Lembremo-nos que os amigos falsos só aparecem quando precisam de alguma coisa.

É um amigo para a vida

Se um amigo é verdadeiro e inesquecível, a amizade vai durar a vida toda. Entrou nas nossas vidas e não voltará a sair. Os anos passam, mas a amizade será uma constante.

Nunca iremos esquecer o nosso amigo de verdade, que é afinal uma das pessoas mais importantes da nossa vida e que sempre esteve lá para nós e com quem partilhámos todos os momentos marcantes da nossa vida e vice-versa.

Fontes:

cafedas10.pt