Café das 10

Dia das Mentiras - As Mentiras Mais Comuns Sobre o Marketing Digital

Publicado por Macro Makers em 2021-04-01 às 10:00

Dia das Mentiras - As Mentiras Mais Comuns Sobre o Marketing Digital

Se já ouviu algumas destas frases, pode considerá-las como "publicidade enganosa". Curioso para saber quais são?

1. Vai ganhar dinheiro facilmente

Infelizmente essa é uma das mentiras mais utilizadas neste setor porque chama a atenção de muita gente.

O marketing online é só um meio de podermos alcançar o nosso público alvo e trazer clientes ao nosso negócio e, assim, possivelmente ajudar a aumentar os rendimentos do negócio. Não existe magia, apenas, trabalho!

Não adianta sermos aliciados por cursos com chamarizes como “Investi apenas alguns euros no Facebook e em pouco tempo estava milionário” e com a ilusão de que assim que o terminarmos, seremos milionários por milagre.

É óbvio que existem pessoas que são transformadas pelo marketing digital, afinal, muitas pessoas vivem disso exclusivamente, porém são etapas a serem construídas e lapidadas, como em qualquer negócio.

2. Vai ter pouco trabalho

Desengane-se quem pensa que o marketing envolve pouco trabalho e que basta somente aplicar dinheiro para ver a magia acontecer.

Esta mentira é recorrente, principalmente por 3 motivos:

  • Falta de conhecimento suficiente sobre o funcionamento do mercado.
  • Aproveitar a oportunidade que parece perfeita, como acontece nas campanhas sobre ganhar dinheiro facilmente.
  • Nos dias de hoje, a grande maioria das pessoas quer ter mais tempo para si e/ou para as suas famílias e por isso deseja trabalhar menos.

Na verdade, muita gente que trabalha com marketing digital trabalha mais que as 8 horas diárias normais. Isso acontece porque o setor é bastante complexo, são várias as etapas para se chegar ao objetivo traçado, que também demora e exige trabalho para ser elaborado. Não basta aplicar X e Y e esperar que renda por si mesmo.

É um trabalho que implica muita análise, criação de conteúdos para vários canais, avaliar métricas, estudar públicos-alvo, comportamentos, tendências, necessidades, posicionar a marca, entre outros. Além disso, o marketing digital exige muito estudo, pois como esse mercado está em constante e rápida evolução, ele atualiza-se quase diariamente, exigindo atenção às novidades, mas também às novas formações e aos eventos do setor.

As pessoas que têm resultados de sucesso, são profissionais que regularmente estudam e investem tempo, dinheiro e trabalho.

3. Vai obter resultados rápidos

Infelizmente, muitas pessoas acabam investindo em cursos e esperam que em 30 dias terão as suas vidas resolvidas, principalmente, na questão financeira, quando na realidade não é assim.

Quem for enveredar por esta área terá de pensar no longo prazo, pois mesmo quem tem atualmente grande experiência no setor  e vai conquistando alguns objetivos, ainda tem muitos resultados por conquistar, muito para crescer e, claro, tudo isso baseado em muito trabalho.

Olhar para as potencialidades do setor deixa-nos mais próximos da realidade e das verdadeiras oportunidades, ao contrário de acreditarmos que os resultados surgirão rapidamente.

Geralmente, quando queremos construir um negócio ou um projeto, isso envolve muito tempo e dedicação até que se forme algo sólido e comece a ser rentável.

É importante ter também a noção de que, assim como em qualquer outro setor, no Marketing Digital existe concorrência. Por isso, é necessário diversificar nas estratégias e tentar inovação e diferenciação.

Fontes:

cafedas10.pt