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Como Implementar e Lançar Uma Marca - Parte 2

Publicado por Macro Makers em 2021-01-04 às 10:00

Como Implementar e Lançar Uma Marca - Parte 2

Desde sempre teve aquela ideia inovadora de negócio, mas não sabe como lançá-la no mercado? Para o ajudar, reunimos um conjunto de dicas. Deixamos aqui a segunda e última parte.

DIA DO LANÇAMENTO DA MARCA

Conteúdos de divulgação

No dia do seu lançamento, aposte em algo impactante. Qualquer que seja o formato que escolha para divulgar o que é a marca, aposte num bom storytelling e pense em algo que poderá gerar buzz, dentro da comunidade.

Apoio de influenciadores digitais e parceiros comerciais

Inicialmente, é essencial ter o apoio de outras marcas ou profissionais que já se encontrem com maior força no mercado para que consiga aumentar a sua visibilidade. 

Enviar os seus produtos e pedir para divulgar nas suas redes sociais ou compartilhar os seus conteúdos é sempre uma boa forma de obter um maior alcance.

PÓS-LANÇAMENTO

Campanha de sustentação

Como foi mencionado anteriormente, é crucial que tenha um plano de marketing de conteúdos pós-lançamento da marca, pois a sua presença ativa e interativa nos mais diversos canais de comunicação deve manter-se, quer seja ela no website, newsletters e redes sociais. É essencial que se mantenha para que possa transformar os visitantes da sua página em leads e criar com eles uma relação estreita com a marca.

Medir KPIs

Mais do que ter um plano de marketing e criar conteúdo, é importante medir e analisar a performance das suas ações, para que possa compreender o que está a correr bem e mal e, assim, otimizar a sua estratégia e melhorar a experiência do cliente. Neste sentido, importa definir um conjunto de métricas e KPIs.

Relativamente às métricas, que são as medidas quantificáveis usadas para medir e rastrear o estado de um processo específico, temos como exemplo o número de páginas vistas, as visitas no site, as conversões, entre outros.

Os KPIs, também conhecidos por Indicadores Chave, que são relevantes para a análise, são, por exemplo, o ROI (retorno sobre o investimento) e o CPC (cost per click).

Apostar em campanha de retenção de clientes

Para além de apostarmos numa campanha de sustentação, deve também perceber quem são já os seus clientes fidelizados, ou seja, que já adquiriram os seus produtos/serviços, para que possa planear e adaptar a campanha, de forma a garantir a sua retenção e satisfação continua.

Atenção às notícias e tendências

Para que a nossa marca se mantenha com uma atividade nos mais diversos canais de comunicação atual e pertinente, é decisivo que esteja a par de tudo o que se passa no mundo e das tendências digitais. Por exemplo, criar um conteúdo que esteja relacionado ou faça referência a algum que se encontra trending no momento é sempre uma boa forma de gerar buzz.

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Fontes:

cafedas10.pt