Café das 10

A Importância do Marketing Desportivo

Publicado por Macro Makers em 2020-07-23 às 10:00

A Importância do Marketing Desportivo

No desporto em geral o marketing enfrenta características únicas. É importante saber interpretar as necessidades dos adeptos, a sua paixão e a sua dependência de resultados desportivos.

O principal objetivo do marketing passa por valorizar um produto ou serviço através de certas ferramentas de promoção e/ou comunicação, a fim de criar no cliente um certo grau de satisfação.

Contudo, no desporto, em geral, e no futebol, em particular, existem características únicas. É, por isso, necessário possuir uma estrutura profissional que perceba e interprete as necessidades dos seus públicos, neste caso os adeptos.

As marcas de futebol movimentam milhões, mas também despertam paixões. A importância do marketing desportivo é enorme. É através dele que as marcas comunicam com o consumidor. Pessoas que consomem os eventos desportivos. São estes consumidores que representam a marca, são eles que a defendem com unhas e dentes, mas para isso é preciso saber ouvi-los e dar-lhes importância.

Os fãs/adeptos querem estar envolvidos com a vida da equipa/atleta. Errado é pensar que basta pedir para que eles venham apoiar num fim-de-semana, desapareçam durante uma semana para voltar no próximo fim-de-semana ou na próxima prova. É necessário procurar incluí-los diariamente.

É verdade que aqui uma estratégia de marketing é muito inconstante. São os bons resultados que trazem os adeptos para junto das equipas/atletas, mas, até aí, se existir uma estrutura profissional centrada no bem estar dos seus fãs e na promoção da sua marca desportiva, os resultados negativos poderão mais facilmente ser atenuados.

É, por isso, lógico que as marcas recorram a todo o tipo de estratégias para conquistar o maior número possível de público, já que quanto maior for a satisfação do consumidor/adepto/cliente maior será a quota de mercado.

Para tal, os principais protagonistas devem aparecer, isto é, os atletas têm um papel preponderante na promoção da marca. Já são muitas as empresas que o perceberam. Nos exemplos que se seguem, entende-se o porquê de apostar nos “atores do jogo” para se conseguir uma maior visibilidade. A Puma e a Turkish Airlines conseguiram juntar vários mundos do desporto (futebol/fórmula 1 e futebol/basquetebol) para aumentarem a visibilidade das suas respetivas marcas.

Se é verdade que uma estratégia vencedora passa por ir mais além, sob pena de não conseguir atingir os resultados pretendidos, chamar a atenção do público não deixa de ser um caminho para o sucesso.

Fontes:

cafedas10.pt