Café das 10

A Criatividade Pelas Ruas de Aveiro e Lisboa

Publicado por Macro Makers em 2021-02-04 às 10:00

A Criatividade Pelas Ruas de Aveiro e Lisboa

A expansão da Macro Makers para Lisboa deixou-nos com vontade de descobrir os locais mais criativos da cidade das 7 colinas. Mas sem esquecer Aveiro.

A nossa expansão para Lisboa deixou-nos com vontade de descobrir os locais mais criativos da cidade das 7 colinas. Porém, não esquecemos os locais que sempre nos inspiraram em Aveiro. Deixamos uma lista dos locais mais criativos de cada cidade, para também poder apimentar a sua criatividade.

Aveiro

A cidade conhecida como a Veneza portuguesa tem vários recantos que encantam, tais como:

  • As paredes decoradas com arte urbana: são várias as paredes ao longo da cidade de Aveiro que contam pequenas histórias. É o caso da fachada em frente à Estação Ferroviária que conta com uma obra do artista VHILS.
  • Avenida Café Concerto: é um dos espaços multiculturais com maior referência cultural da cidade. Este espaço, renovado recentemente, recebe e apoia artistas de todas as áreas.
  • Teatro aveirense: dos edifícios mais antigos da cidade, já recebeu alguns dos artistas mais considerados no panorama nacional. É um dos espaços, por excelência de "recreio e entretenimento, de fruição estética, de formação e pedagogia... difusor e promotor de identidade e de cultura" (informação retirada do website do Teatro Aveirense).
  • Festival dos Canais: durante vários dias, a Câmara Municipal de Aveiro promove um evento gratuito dedicado à música, performance, circo, multimédia, entre outros. Um festival que celebra a criatividade e promete inspirar as pessoas.
  • Ria de Aveiro: a ria que cobre a cidade de Aveiro, Ovar, Ílhavo e Mira serviu de inspiração a vários criativos, ao longo de séculos. Hoje, continua com o mesmo efeito, podendo visitar as várias cidades acompanhadas por esta vista.

Lisboa

A capital do país foi considerada uma das mais criativas da Europa pela Comissão Europeia. Deixamos em baixo alguns dos locais mais inspiradores da cidade:

  • LX Factory: uma antiga zona industrial, começou a transformar-se aos poucos numa autêntica ilha criativa, ocupada por diversas empresas de design, publicidade, artes, bem como restaurantes, lojas e livrarias. Uma área que respira criatividade e diferenciação.
  • Village Underground Lisboa: com uma estrutura arquitetónica completamente “fora da caixa”, é uma plataforma internacional que apoia a arte, cultura e criatividade. Neste espaço, ocorrem vários eventos das mais diversas áreas, assim como, funciona como área de trabalho, promovendo, desta forma, a co-criatividade e team work. É considerada "a casa de uma comunidade criativa" (site oficial do Village Underground Lisboa).
  • Miradouro de Santa Catarina: entre os vários miradouros espalhados ao longo da cidade, destacamos este devido à vista periférica que conseguimos obter. Várias foram as personalidades e criativos que se sentaram a apreciar a vista e que se deixaram inspirar pelo melhor que Lisboa pode oferecer.
  • MAAT: um dos mais recentes museus de arte, arquitetura e tecnologia, em Lisboa. Apresenta-se com uma estrutura arquitetónica diferente, com vista para o rio Tejo. O museu tem como objetivo apresentar exposições que interliguem estas três áreas. Um dos locais que certamente o ajudarão a pensar e a ver a realidade de uma forma diferente.
  • Jardim da Gulbenkian: este é um dos principais jardins de Lisboa, onde a fauna e flora reinam. Um local onde pode apreciar a natureza e relaxar, e ao mesmo tempo inspirar-se na sua arquitetura paisagística única.

Dois locais diferentes, mas que respiram inovação, originalidade e singularidade. Para aproveitar e impulsionar toda esta criatividade a Macro Makers está agora presente também em Lisboa. Mais uma ligação entre estas duas belas cidades.

cafedas10.pt