Café das 10

A Amizade nas Campanhas de Marketing

Publicado por Macro Makers em 2021-07-30 às 10:00

A Amizade nas Campanhas de Marketing

O Dia Internacional da Amizade, comemorado a 30 de julho, representa a celebração da amizade e a importância dessas relações nas nossas vidas, mas também o sentido de que juntas, as pessoas são mais fortes para superar os desafios.

Como é obvio, o Dia Internacional da Amizade é uma excelente oportunidade para elaborar campanhas de marketing inesquecíveis; assim sendo decidimos escolher 5 campanhas criativas e únicas relacionadas com a amizade.

 

Huggies
My first friend

A agência de publicidade britânica Ogilvy & Mather teve uma ideia encantadora para divulgar a marca de produtos infantis, Huggies e ainda celebrar o Dia do Amigo.

Numa curta-metragem, dois bebés recém-nascidos são colocados no mesmo berço para simbolizar a primeira amizade da vida de cada um. O resultado da ação não poderia ser outro, se não imagens emocionantes dos dois bebés ia interagir.

https://youtu.be/53MusccXd90

 

Coca-Cola
Máquina da Amizade

A Coca-Cola criou uma campanha única e divertida. A marca levou para 7 países a “Máquina da amizade”. Aparentemente uma máquina comum para venda da bebida, mas que tinha um obstáculo que precisava ser superado em dupla para conseguir alcançar o refrigerante.

O objetivo foi proporcionar uma forma divertida de celebrar a amizade através do envolvimento das pessoas. O resultado foi que a ação levou centenas de amigos a ajudarem-se uns aos outros e obter duas garrafas de Coca-Cola ao preço de uma.

https://youtu.be/fxVbooBtr_w

 

Pilsen Callao
Para matar a saudade, traga o seu amigo

Na campanha, a Pilsen Callao, famosa marca de cerveja no Peru, encontrou uma forma muito mais divertida de aproximar os "brejeiros" com os seus amigos distantes. Criou uma espécie de cofre de tampas de cerveja 3D, personalizado com a cabeça e a voz de um amigo no estrangeiro. A intenção era juntar as tampinhas das garrafas, com números de kms estampados nos seus interiores, com o objetivo de diminuir a quilometragem que os distanciam e assim, poder juntá-los de volta.

A campanha mobilizou milhares de grupos de amigos para participarem, os quais correram contra o tempo para reunir as tampas.

https://youtu.be/yhVhpr8NDa0

 

Budweiser
Lost dog

As propagandas publicitárias lançadas no Super Bowl costumam ter uma grande repercussão e a Budweiser mostra que sabe aproveitar este momento. Em 2014 repetiu a fórmula que já tinha funcionado nos dois anos anteriores para difundir novamente uma curta-metragem que retrata a amizade entre um cão labrador e um cavalo.

A produção, chamada de “Lost dog” mostra o já conhecido cãozinho, perdido, tentando reencontrar o caminho para voltar à quinta do seu dono e do seu amigo inseparável.

https://youtu.be/TPKgC8KPBMg

 

Super Bock
Direitos do Amigo

Se levamos a amizade a sério, iríamos criar um conjunto de direitos para defendê-la? Foi nesse contexto que a Super Bock, marca portuguesa de cerveja, idealizou uma campanha em 2015 e criou a fictícia, mas não menos importante Declaração Universal dos Direitos do Amigo, a partir de um conjunto de direitos que defendem a amizade, tais como: “um amigo tem direito a aparecer sem avisar” e “um amigo tem direito a um favor irrecusável por ano”.

Na época os consumidores foram desafiados a participarem na escolha dos Direitos do Amigo e a descobri-los nas garrafas da Super Bock, durante uma campanha para os pontos de venda, mas até hoje a amizade ainda é utilizada como conceito da marca nas redes sociais.

http://superbock.pt/pt/pt/direitos-do-amigo

 

Fontes:

cafedas10.pt