2021-07-03
Hoje no Café das 10 decidimos falar destas campanhas tão únicas e especiais, ao trazer 5 casos que não podemos deixar de admirar.
Mercedes Benz
Take The Wheel
A Mercedes Benz é um caso de sucesso, mas não só na venda dos seus automóveis de luxo. As campanhas nas redes sociais desta marca alemã têm sempre muito impacto, mas se tivermos que ficar só com uma, para nós aquela que sobressai é, “Take The Wheel”, campanha de marketing no Instagram em 2013.
O objetivo da Mercedes nesta campanha era atingir o público mais jovem na plataforma, pelo que contrataram cinco fotógrafos (Influencers) de topo do Instagram para cada um deles tomar o volante de um novo APC da Mercedes. Aquele que conseguisse mais likes... Ficava com o carro. Não é preciso referir que todos trabalharam imenso para alcançar essa meta!
Até ao final da campanha de Instagram, a Mercedes obteve:
Dove
#SpeakBeautiful
A Dove tem um objetivo bem definido: fazer as mulheres sentirem-se bem com elas próprias. A marca conhece bem o seu público-alvo e cria conteúdos que contam uma história com a qual as mulheres se podem relacionar.
Como é o caso da campanha no Twitter “SpeakBeautiful”. A Dove fez algum trabalho de pesquisa e descobriu que 80% das mulheres se depararam com conversas negativas nas redes sociais. O objetivo de Dove era mudar essa tendência e fazer dos social media uma experiência mais positiva. Como resultado, Dove juntou-se ao Twitter para lançar o Efeito #SpeakBeautiful, que desencorajava a utilização de palavras relacionadas com estereótipos e as conversas negativas que eram recorrentes.
Segundo a Dove, as mulheres sentiram-se inspiradas pela sua mensagem.
Apple
Shot on iPhone
A gigante tecnológica, Apple, tem uma campanha em curso (na data da publicação deste artigo) que envolve várias táticas diferentes, tais como anúncios online e offline, e a criação de conteúdos originais gravados na sua reconhecida gama de smartphones.
A parte mais impressionante desta campanha, “Shot on iPhone“, indiscutivelmente é a forma como a Apple tem aproveitado o conteúdo gerado pelo utilizador no Instagram, conteúdo que é criado e publicado por contribuintes não remunerados, entenda-se clientes, seguidores, ou fãs.
Para promover a campanha no Instagram a Apple criou o hashtag #shotoniphone. Até agora, o hashtag tem 12,9 milhões de posts. É importante lembrar, que esta é uma exposição de marca pela qual a Apple não teve de pagar diretamente.
Friskies e BuzzFeed
Dear Kitten
Friskies juntou-se ao BuzzFeed e ao criador de vídeo Ze Frank para criar uma campanha de social media viral intitulada de Dear Kitten (Querido Gatinho).
A premissa era simples: um gato mais velho a dar conselhos a um gatinho mais novo.
Os gatos há muito que são virais, e este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=G4Sn91t1V4g&t=52s) não é diferente.
Dear Kitten teve quase 32 milhões de visualizações e foi partilhado inúmeras vezes nas redes sociais. Além disso, o BuzzFeed e o Friskies aproveitaram o “buzz” e criaram uma série própria de vídeos do Dear Kitten.
Airbnb
Imagens deslumbrantes
O que à primeira vista pode parecer um blog visual sobre viagens, é realmente o conteúdo da Airbnb no Instagram, que atrai fãs com os seus posts visualmente convincentes. A marca publica fotos geradas por anfitriões e convidados que demonstram experiências reais.
Os posts da campanha Don’t just go there, Live there (não vá apenas para lá, viva lá), tiveram um elevado engagement de entre 3.000 e 14.000 likes.
Airbnb é tudo sobre alojamento, no entanto a marca não se limita a colocar imagens do interior das casas das pessoas. Vislumbrar imagens de vários lugares e culturas de todo o mundo está intrinsecamente ligado à experiência de onde se fica hospedado e isso liga as pessoas.
VOLTARFontes:
- Oberlo - https://www.oberlo.com
- OST Marketing - https://ostmarketing.com
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