2020 de A a Z - Parte 2
Publicado por Macro Makers em 2020-12-30 às 10:00
De A a Z, um ano que está a chegar ao fim, bastante marcado pelo impacto da pandemia da COVID-19.
Novo Normal - Um normal feito de utilização de máscaras faciais, higienização de mãos, distanciamento social...
Organização Mundial da Saúde - a OMS foi a organização internacional mais falada durante o ano e teve um papel determinante na gestão da pandemia.
Profissionais de saúde - desde o início, têm sido os heróis na linha da frente ao combate à pandemia.
Quarentena - além do confinamento imposto, foram também milhões as pessoas que tiveram de estar em isolamento profilático até 14 dias, após terem estado em contacto com infetados com COVID-19.
Recolher obrigatório - durante a 2ª vaga da pandemia, vários Estados, incluindo o Português, optaram por um confinamento parcial em zonas consideradas de maior risco de contágio, de forma a não causar uma interrupção total das atividades. Mesmo assim, os setores da restauração, hotelaria, bares e discotecas manifestaram o seu desagrado pelas medidas e falta de apoios.
Serviço Nacional de Saúde - este ano falou-se tanto da sua capacidade de resposta à pandemia, mas também da resposta às doenças não-COVID.
Teletrabalho - o teletrabalho massificou-se e veio para ficar. Mudou a forma como se trabalha e pode transformar o futuro do trabalho.
União Europeia - mostrou como nunca a sua importância, quer na emissão de dívida para financiar os Estados-membros, quer (acima de tudo) na compra de vacinas para todos os cidadãos europeus. O que seria de cada país (e de Portugal) se cada um tivesse de comprar as suas próprias vacinas?
Vacina - a comunidade científica mostrou a sua capacidade de resposta recorde para a saúde pública. Em poucos meses, conseguiu produzir uma vacina que traz esperança a milhões de pessoas em todo o mundo.
Wuhan - foi o local de origem da pandemia. Do nada, esta cidade chinesa tornou-se bastante conhecida por todo o mundo.
Xadrez - Com a ajuda da série da Netflix,The Queen’s Gambit, o xadrez virou a nova moda durante a pandemia.
Yoga - a procura por aulas de yoga, pilates, meditação e treinos ao ar livre ou online com personal trainer (PT) aumentou após o confinamento devido à COVID-19.
Zoom - foi a plataforma online do ano, utilizada para substituir aulas e reuniões presenciais. Foi fundamental para encurtar distâncias e manter o atividades em funcionamento.
Publicações anteriores relacionadas:
Fontes:
- Guilherme Dray em ECO - https://eco.sapo.pt
- Observador - https://observador.pt
- Público - https://www.publico.pt