Café das 10

2020 de A a Z - Parte 1

Publicado por Macro Makers em 2020-12-29 às 10:00

2020 de A a Z - Parte 1

De A a Z saiba afinal quais são os factos e protagonistas marcantes deste ano atípico.

Andrà Tutto Bene - foi a frase italiana do ano que significa “Vai ficar correr bem”. O mote de esperança no meio do medo causado pela pandemia.

Brexit - 2020 marcou a saída do Reino Unido da União Europeia. Um facto histórico cujas verdadeiras repercussões ainda estão por conhecer.

COVID-19  foi a palavra mais ouvida do ano. A epidemia que ao início estava lá ao longe na China e que em 2-3 meses rapidamente atingiu praticamente o mundo todo.

Donald Trump - começou o ano com euforia e arrogância; termina-o em derrota, estado de negação e sem aceitar as regras da democracia.

Estado de Emergência - obrigou ao confinamento, encerrou temporariamente ou mesmo definitivamente várias atividades e de forma repentina e inesperada, alterou a nossa forma de viver e de ver o mundo.

Família - a pandemia separou famílias e fez sobressair a sua importância, bem como o núcleo da família. Pela primeira vez, muitos passaram o Natal apenas com o seu agregado ou os mais próximos e com saudades dos demais.

George Floyd - o seu assassinato brutal às mãos de um polícia que o sufocou impiedosamente, chocou o Mundo e provocou gritos de revolta contra o racismo e pela justiça. O grito, “I can´t breath” não mais será esquecido.

Humanidade - a pandemia fez-nos recordar a fragilidade da condição humana e reforçou o espírito de solidariedade.

Itália - foi o primeiro país do Mundo a sentir o colapso do seu sistema nacional de saúde. As imagens de Itália foram o primeiro sinal de que a pandemia era realmente muito grave e disruptiva. As notícias que chegavam de que havia profissionais de saúde que tinham que escolher, dos doentes que estavam a ser ventilados, quem deveria viver ou morrer, fizeram temer o pior para outros países, incluindo o nosso.

Joe Biden - venceu as eleições americanas com a maior votação de sempre. Espera-se que traga bom-senso, moderação, verdade, tolerância, multilateralismo e vontade de combater as alterações climáticas.

Kamala Harris - a primeira mulher Vice-Presidente americana e de origem indiana e afro-americana. Promete ser a estrela da nova Administração. Surpreende pela sua simpatia, clareza de raciocínio e humanismo. Especula-se que possa um dia suceder a Biden no cargo de Presidente.

Lares de Idosos - foram vários os lares de onde vieram os maiores sinais de alerta de contágio, com centenas de idosos infetados. A pandemia levantou também o véu sobre a existência de centenas de lares ilegais em Portugal.

Maradona - faleceu um dos maiores génios do futebol mundial dos anos 80 e 90.

Fontes:

cafedas10.pt