Café das 10

★Quão Importante é ter um Blog Alimentado Regularmente no seu Website★

Publicado por Macro Makers em 2022-04-15 às 10:00

★Quão Importante é ter um Blog Alimentado Regularmente no seu Website★

Na era digital a maior dificuldade de qualquer empresa ou negócio é conseguir captar a atenção dos potenciais clientes. Hoje iremos falar-vos de uma das técnicas que o(a) irão ajudar a ganhar alguma atenção e de que forma funciona.

Nos dias de hoje qualquer negócio que seja difícil de encontrar na internet tem muito menos probabilidade de sucesso. Cerca de 80% dos consumidores procura um negócio online antes de pensar sequer em comprar um produto ou serviço. Isto significa que se o seu negócio não estiver na primeira página de resultados de pesquisa do Google a sua hipótese de venda cai drasticamente.

Para obter esta otimização tem duas opções:

  • Investir em SEM (Search Engine Marketing);
  • Investir em SEO (Search Engine Optimization).

SEM, o que é?

Search Engine Marketing traduz-se na utilização de anúncios pagos em motores de pesquisa como é exemplo do Google. Os anúncios por sua vez podem ser em formato texto, formato vídeo ou imagem. Certamente já se deparou com um dos seguintes casos:

  • Fez uma pesquisa no Google e deparou-se com um resultado que dizia “Anúncio”;
  • Já visitou um website que tinha uma imagem nas laterais que publicitava um produto do seu interesse;
  • Já foi interrompido no YouTube por um anúncio.

Tudo isso são elementos que podem ser controlados através do sistema de anúncios da Google.

SEO, o que é?

Search Engine Optimization traduz-se na otimização do seu website e dos conteúdos dentro do mesmo de modo a facilitar o trabalho ao sistema que o Google usa para analisar websites para os posicionar nos resultados de pesquisa. Quanto mais fácil for para este sistema perceber sobre o que o seu website trata, melhor o sistema irá catalogar o seu website e mais oportunidades terá de aparecer nas primeiras páginas do motor de pesquisa.

É aqui que entra o blog. O que é um blog?

Certamente que já se deparou com um blog. Um blog não é nada mais do que uma biblioteca na qual se concentram conteúdos diversos, sejam estes em formato texto, áudio, vídeo ou imagem. Os blogs permitem às empresas esclarecer o seu público sobre os mais variados assuntos e simultaneamente desenvolver alguma autoridade no mercado em que atuam.

Antes de Começar o seu blog

Não vale a pena implementar um blog se o seu website não se encontra otimizado para facilitar a experiência de utilização do seu potencial utilizador

Se por via de uma ótima estratégia de SEO ou SEM o seu website conseguiu captar os primeiros lugares no Google, mas mesmo assim não está a conseguir converter as visitas em contactos ou vendas, talvez a culpa seja do processo em si. Tem de se colocar no lugar do seu utilizador e analisar criticamente toda a experiência dele ao percorrer o seu website.

O website demora muito a carregar os conteúdos? O seu website aparece como não seguro? Permite fácil acesso ao carrinho de compras e aos métodos de pagamento? O seu website está preparado para ser visualizado em qualquer dispositivo? Teste, teste e volte a testar. Enquanto tudo não estiver pensado para garantir a melhor experiência ao utilizador, as suas vendas não irão refletir o investimento que fez nas suas campanhas de SEO e SEM.

Quais as vantagens de ter um blog?

A cada segundo que passa, são feitas em média 63 mil pesquisas no Google. Estas estatísticas demonstram que para chegar aos potenciais clientes é imprescindível ter uma presença online sólida.

Estar online, no entanto não é suficiente. Tem de conseguir alimentar o seu website com visitantes regulares. Ora isto é impossível se o seu website for desinteressante. Tem de ter a capacidade de criar conteúdos atraentes que falem sobre assuntos que os seus potenciais clientes possam estar interessados. Esta estratégia irá auxiliar o posicionamento da sua marca.

A criação de um blog irá aumentar o número de páginas indexadas pelo Google, o que irá favorecer a sua posição nos rankings de pesquisa, especialmente se os seus artigos de blog estiverem otimizados com as palavras chave certas.

Se complementar a sua estratégia de blog com uma estratégia de redes sociais, conseguirá uma maior divulgação e potencializará um maior número de visitantes no seu website.

Cuidados a ter com o seu Blog

A importância de um blog depende fundamentalmente do estado do mesmo. Blogs desatualizados tornam-se desinteressantes e perdem publico. É importante manter o seu blog constantemente atualizado com conteúdos regulares. Só assim mostra que a sua empresa se mantém em cima dos acontecimentos.

Sempre que cria um artigo para o seu blog deve ter em conta a sua estratégia de SEO, em que palavras chave se deve focar e de que forma pode evitar ser penalizado pelo Google por construir conteúdos desinteressantes ou completamente fora do que o que a sua empresa trabalha.

Como pode ver, um blog é fundamental para a otimização do SEO de um website e para a atração de visitantes. Os aspetos positivos de ter um blog regularmente alimentado são bastantes, mas tudo depende do tempo que tem para investir na criação e manutenção destes conteúdos.

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