Café das 10

★O impacto do Metaverso no Mundo★

Publicado por Macro Makers em 2022-04-26 às 10:00

★O impacto do Metaverso no Mundo★

De uma forma ou outra certamente já ouviu falar do Metaverso. No final de 2021 o universo Facebook foi renomeado para Meta. Dentro do Meta constam grandes nomes como Facebook, Instagram, WhatsApp, Giphy, entre outros.

O que é o Metaverso?

O termo Metaverso origina da uma novela de 1992 intitulada “Snow Crash” onde o autor referia um mundo virtual 3D habitado por avatares de pessoas reais. Filmes como Matrix, Tron, Ready Player One são três universos altamente populares que abordam o Metaverso de formas totalmente diferentes. O conceito de Metaverso é também utilizado no jogo Second Life onde, desde 2003, qualquer utilizador pode criar o seu avatar e viver uma “segunda vida” neste universo online. Estes mundos online são cada vez mais populares como um “escape” dos problemas da vida real.

Devido a esta crescente popularidade, o Metaverso é um dos grandes investimentos onde a empresa está focada neste momento. Resultado deste interesse, recentemente a Meta comprou a empresa criadora dos “Óculos VR”.

Talvez seja um investimento muito precoce, tal como foi indicado pela quebra do valor de mercado que se sucedeu em fevereiro de 2022, mas tudo indica que será realmente um projeto de sucesso para o futuro.

De que forma o Metaverso poderá mudar as nossas vidas?

O Metaverso proporcionará uma revolução na capacidade de controlo do utilizador, que deixará de ser apenas a perceção que os outros têm do seu aspeto físico e passará a ser o que desejar ser. Terá um avatar totalmente personalizado por ele e dentro deste universo poderá criar uma versão de si próprio que sempre desejou ser.

Certamente que conhece alguém que já jogou algum jogo como Minecraft, World of Warcraft, Fortnite, entre outros. O conceito é o mesmo. Tem o seu avatar feito à sua medida e convive com vários utilizadores.

Dentro deste mundo pode socializar com várias outras pessoas sem nunca ter de mostrar a sua identidade. Se a Meta permitirá também esconder a identidade real, ficamos ainda por descobrir.

De que forma o Metaverso irá mudar o mundo do trabalho?

As possibilidades são imensas, não só em termos sociais como em termos de novos e potenciais negócios. Se tivermos o mundo dos jogos online como base podemos imaginar a capacidade de criar negócios virtuais, acessórios cosméticos, habitação, entre muitos outros objetos que são usados no mundo real e que serão replicados para este mundo virtual como forma de diferenciação.

Tal como no nosso mundo temos diferenciação através de marcas como Gucci, IPhone e Rolls-Royce neste mundo virtual também existirão marcas que irão demonstrar uma ou outra forma de classificação por classes. As empresas que conseguirem tomar as rédeas neste negócio potencial poderão ser as próximas grandes marcas do futuro.

A imersão no Metaverso irá criar novos negócios ou possibilitará o crescimento de negócios existentes para o universo artificial. Desta forma o mundo virtual também permitirá evoluir o teletrabalho para um novo desconhecido, onde irão existir assistentes virtuais a servir vários clientes neste novo mundo virtual.

As oportunidades aparentam ser imensas. Fique a par do nosso blog para não perder nada sobre este e outros assuntos do mundo digital!

cafedas10.pt