Café das 10

★ 9 Tendências de Marketing Digital que não pode perder ★

Publicado por Macro Makers em 2022-05-14 às 10:00

★ 9 Tendências de Marketing Digital que não pode perder ★

Com a era digital, a evolução das empresas deixa de ser uma possibilidade ou eventualidade para passar a ser uma obrigação.

Compreender o novo perfil do consumidor e a sua forma de pensar e agir acarreta uma enorme responsabilidade de estar atento às mudanças do mercado, bem como de implementar um conjunto de estratégias que possa satisfazer e ir ao encontro das suas novas necessidades e gostos.

E quando terão as empresas de se reinventar e ajustar-se aos novos hábitos de consumo da sociedade? Agora!

De modo que consiga acompanhar a evolução do mercado, deixamos-lhe aqui 9 tendências de marketing digital:

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é um conceito que já deixou de pertencer à ficção científica para se tornar numa realidade, ainda que distante em algumas áreas e países. Muito resumidamente, a inteligência artificial é a combinação de algoritmos que permite dar às máquinas capacidades idênticas ao raciocínio de um ser humano.

Neste ano, existirá, assim, uma maximização desta, sobretudo no que diz respeito a ferramentas de serviço ao cliente, tal como os chatbots.

Experiência “Mobile-First”

De acordo com um estudo da Statista (2021), tendo em conta o tempo médio diário passado na Internet per capita no mundo, “as pessoas passam, em média, 37 minutos online em desktop e 155 minutos online em dispositivos móveis”. Assim sendo, torna-se extremamente importante que as empresas recorram a uma abordagem “mobile-first” na criação das suas plataformas (websites, blogs, landing pages, lojas online, anúncios, entre outros) e nos conteúdos aí publicados, proporcionando uma agradável e simples experiência de utilização ao consumidor.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo continua a ser uma estratégia de atração de clientes: não promove diretamente os produtos ou serviços da marca, mas acaba por captar a atenção do seu público-alvo por entregar soluções para as suas necessidades. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve conseguir despertar o interesse do utilizador, gerar partilha nas redes sociais, permitir a captação de leads (contactos de clientes) e, ainda, intensificar a estratégia de SEO (otimização para os motores de pesquisa).

Este ano, aposte em conteúdo relevante e credível, através do uso de vídeos curtos. Seja na rede social Tik Tok ou nos reels do Instagram, os vídeos curtos despertam a atenção do consumidor, uma vez que são dinâmicos, rápidos e concisos.

Automação

Em 2022, cada vez mais empresas utilizarão estratégias data-driven (foco nos dados), de forma a poupar tempo e aumentar a eficiência dos processos, bem como a diminuir custos e facilitar a integração das informações. Entre outras ferramentas, as mais conhecidas são o Business Process Management (BPM), voltado para a gestão da empresa, e o Customer Relationship Management (CRM), focado no atendimento e relacionamento com o cliente.

Além disso, as ações de automação também permitirão que os esforços de marketing se tornem mais personalizados e segmentáveis.

Pesquisa Visual

A pesquisa visual também está a tornar-se uma tendência digital para os consumidores. Atualmente, é possível fazer upload de uma fotografia numa plataforma e receber um conjunto de informações sobre o conteúdo da imagem. Plataformas como o Google Lens ou o Bing Visual Search facultam a tradução de texto, informações sobre os elementos da natureza ou bens de consumo.

E sabe como pode tirar proveito desta ferramenta para a sua estratégia de marketing digital? Ao fotografarem um produto da sua empresa, é possível que os utilizadores obtenham informações relativamente ao local onde o comprar ou outras sugestões de produtos semelhantes.

Social Selling

A venda de produtos através das redes sociais representa uma oportunidade de negócio acessível e valiosa para todos os que assim desejem. Segundo um estudo da Hootsuite, as redes sociais são o segundo canal mais importante na pesquisa das marcas, em seguida aos motores de pesquisa.

Marketing de Influência

Desde há uns anos para cá que o marketing de influência foi ganhando grande relevância junto das marcas e da sociedade. Contudo, foi no início de 2020 que este deu um “salto”, pelo facto dos conteúdos humanos terem sido os verdadeiros aliados das marcas, num momento novo e difícil para todos, em geral. Sendo que as pessoas têm uma maior facilidade em confiar nos influenciadores, as marcas devem aproveitar esta parceria para obterem resultados mais palpáveis. Juntando os seus esforços no digital (gestão de redes sociais, no e-commerce, entre outros) com uma parceria estratégica com os criadores de conteúdo certos, as empresas ficam mais propícias a conquistar novos leads e vendas.

Realidade Aumentada

Seja em segmentos B2B ou B2C, a realidade aumentada está cada vez mais presente nas marcas. Esta tecnologia representa uma enorme oportunidade de gerar vendas, na medida em que permite que o consumidor tenha uma experiência mais próxima da realidade, de forma virtual. Por exemplo, no setor da moda, a inteligência artificial possibilita a criação de provadores virtuais para que os consumidores possam experimentar peças de roupa, apoiando a sua tomada de decisão de compra.

Sistema Híbrido

Com a chegada da pandemia no ano de 2020, muitos eventos presenciais, tais como conferências, feiras e reuniões, tiveram de assumir um novo formato online, de forma a dar continuidade ao desenvolvimento e crescimento das empresas. Porém, esta mudança levantou à seguinte questão: deveriam regressar ao regime presencial ou continuar a optar pela via digital?

A resposta poderá passar pela junção de ambos, conduzindo a uma abordagem híbrida, na qual são combinados elementos físicos e digitais que possam responder a uma melhor experiência do consumidor, bem como de todos os outros stakeholders.

 

Depois destas dicas, a sua estratégia digital tem grande potencial para gerar frutos!

Se ainda assim tiver dúvidas, não hesite em falar connosco para que possamos ajudá-lo/a a posicionar-se no mundo online e na mente do consumidor!

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